segunda-feira, 23 de julho de 2012

Santarém, até qualquer dia....

Antenor Pereira Giovannini (*)  

Depois de exatos 10 anos vivendo nessa terra maravilhosa, estou de malas prontas para retornar para São Paulo junto com a Giovana. 

O principal motivo certamente é compreensível, haja vista que Dona Lourdes, minha mãe de 87 anos, não mais consegue viver de forma independente necessitando de cuidados especiais e sendo filho único não é justo que transfira essa responsabilidade para outros, mesmo que próximos. 

Certamente muitos me dirão por que não trazê-la para Santarém, porém, de há muito isso foi tentado sem sucesso seja por medo de avião, seja por querer ficar no seu canto e próximo dos bisnetos, e agora com essa debilidade física passa ser impossível diante das necessidades inclusive hospitalares, sendo que seu convênio médico não abrange fora de São Paulo. Diante disso, não resta alternativa senão ficar próximo dela seja o tempo que Deus assim permitir, e levando comigo a Giovana que em fase de pós-alfabetização escolar, precisa continuar seus estudos. 

Peço que me desculpem se a despedida se torne fria tão somente através de palavras escritas, porém a decisão tomada por si só foi demasiadamente difícil e o fazendo pessoalmente com cada amigo que aqui tive oportunidade de conquistar a emoção se tornaria maior ainda e a idade já não nos permite alçar tais emoções. 

Nessa fase de mudança minha querida e amada Daniela como empresária e proprietária ficará à frente das lojas se desdobrando para que tudo caminhe dentro da naturalidade que até hoje temos conseguido galgar. Deus certamente estará ao seu lado sempre. 

Deixo minha querida Santarém frustrado por não ter contribuído da forma como imaginava e principalmente dentro do segmento que temos um pouco de conhecimento que é a agricultura, tão abandonada e tão renegada a um plano secundário, sendo que ela poderia ser uma mola de desenvolvimento e geração de empregos e renda, se nossos administradores tivessem um pouco mais de interesse do que demonstraram até agora. 

Olham a agricultura como se existisse tão somente agricultura mecanizada, tão rejeitada na região, sem se darem conta que através dessa coisa chamada agronegócio uma gama enorme de opções para que nossa região se desenvolvesse de maneira ordeira e principalmente em cima de uma agricultura sustentável. Basta pensar, focar os objetivos e trabalhar. Apenas isso. 

Nunca nos esquecendo que temos um porto na porta e que pouco ou quase nada é usado como uma ferramenta para gerar recursos para uma cidade extremamente dependente de esmolas estadual e federal. 

Mas, paciência. Quem sabe no próximo pleito pessoas interessadas e principalmente com conhecimento agrícola assumam uma pasta que com trabalho sério e pontual poderia proporcionar oportunidades de geração de empregos e renda tão carentes em nossa região. Talvez consigam enxergar que não se pode continuar a vermos abobrinha, tomate, cenoura, couve-flor e outros, sejam 100% oriundos de São Paulo, certamente encarecendo o custo do consumidor. Não se pode imaginar que um maço de salsas, que é mato, possa custar R$ 1,00 quando nos demais locais se compra a R$ 1,00 a baciada. 
Isso tudo precisa ser revisto com carinho e com interesses tão somente focados para a sociedade e não para construírem alicerces políticos. 

Fica aqui meu abraço apertado com coração mais apertado ainda para essa infinidade de amigos que me concederam a honra de serem meus amigos e que me receberam pelo meu RG e nunca pelo meu CPF. concendendo a exata demonstração de como é o povo santareno que mesmo sofrendo uma série de entraves continua sendo trabalhador, alegre e principalmente hospitaleiro. 

Por isso, querida Santarém, até um dia se Deus assim o permitir... 

(*) Aposentado e deixando Santarém para retornar a morar em São Paulo

15 comentários:

  1. POXA MESTRE ANTENOR,

    LAMENTAMOS A SUA PARTIDA JUNTAMENTO COM A NOSSA QUERIDA GIOVANNA, MAS TEMOS A CERTEZA E A COMPREENSÃO PELA DECISAÃO TOMADA, PRINCIPALMENTE COM O CORAÇÃO MOTIVANDO PELA SAÚDE DE SEUS FAMÍLIARES.

    VOU FOI HONROSO E GRATIFICANTE SER MERECEDOR DA SUA AMIZADE, DO SEU CARINHO E PODER EM PARTE, CONVIVER COM UMA PESSOA SENSATA, EQUIIBRADA E DE UMA INTELIGÊNCIA E COMPETENCIA RARAS.

    UM FORTE A BRAÇO E UM BEIJÃO NA GIOVANNA E BOA SORTE JUNTO AO PALMEIRAS DE VOCÊS DOIS...

    SEGUIREMOS SEGUIDORES DO RABISCO, AGORA DIRETAMENTE DE SÃO PAULO, PARA O BRASIL, PARA SANTARÉM E PARA O MUNDO...

    CHAGUINHA AD

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo:

    Ao usar o espaço das letras virtuais, gostaria de deixar aqui meus agradecimentos pela amizade. Deixo aqui além dos agradecimentos o desejo de um bom retorno a SP e muita saúde a sua genitora não esquecendo que as portas estarão sempre abertas para o senhor.

    Cordial abraço
    Podalyro Neto

    ResponderExcluir
  3. Antenor,como voce vai fazer isso com a gente??com Santarém?com suas sábias palavras,suas opniões as vezes controvêrsia,com seu humor,sua alegria...Bem meu amigo querido,desejo a voce o que uma amiga pode desejar a um GRANNNDDDEE amigo...que voce seja imensamente feliz.Saiba sempre que VOCE me ajudou muito,principalmente com sua amizade,ao chegar em Santarém e até hoje!!Antenor Pereira Giovannini continue essa pessoa maravilhosa na vida de todos que o cercam e tenha a certeza que Santarém,minha casa e minha familia estará sempre de portas abertas pra voce.Bjs na Giovana!!BOA SORTE!! (........) KÁTIA MATOS

    ResponderExcluir
  4. Sr Antenor... mas que noticia esta tchê!
    Sentiremos a sua falta.
    Aproveite estes últimos anos com sua querida mãe. Tenho certeza que a Giovana tem muito a aprender num grande centro como SP.
    Aguardamos pelo seu retorno!
    Boa viagem e ate breve meu amigo....
    Eugênio Rovaris & família.

    ResponderExcluir
  5. Embora não o conheça pessoalmente, lamento sua ida. De fato, a agricultura em Santarém parece ser quase toda de subsistência, e precisa crescer muito, gerando riqueza para a sociedade.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. É uma pena... Espero que continue escrevendo lá de SP. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. Eu me recuso a me despedir de ti, palmeirense. Sabe por quê? Porque sei que vais voltar pra nosso convívio. É só uma questão de tempo. Até logo.

    ResponderExcluir
  8. À todos os amigos de meu pai só posso agradecer-lhes por este carinho e demonstração de amizade tão grande. Fiquem tranquilos que, mesmo vindo para cuidar de minha avó, ele aqui estará cercado de pessoas que o amam e que o receberá de braços abertos nesta volta. Eu, como filha, e meus filhos (netos queridos deste senhor de 60 e poucos anos, cabeça dura, blogueiro, e que me ensinou a ser palmeirense)o receberemos meu pai, com o coração aberto, com a alma alegre, de poder ter o senhor e a pequena Giovana por perto, mesmo que por tempo determinado. Venham com Deus, que ele guie seus caminhos e suas decisões. Estaremos sempre aqui para apoiá-lo e nunca para julgá-lo. beijo no coração e até o aeroporto.....clacla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Claudia querida ...
      Melhor do que ninguém voce sabe da necessidade do retorno e quanto a decisão é dificil e por isso esse apoio se torna de extrema necessidade para junto com meus netos e junto da Gigi o superarmos da melhor forma possivel.
      Beijão do Pai

      Rabiscos do Antenor

      Excluir
  9. Soube por um amigo candidato à prefeitura de que o senhor seria o secretário da agricultura caso ele ganhasse. E agora como fica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Anônimo obrigado pela audiência mas lamento dizer que seu amigo candidato deve estar equivocado.
      Para ser secretário se torna necessário pertencer a um partido e isso é uma coisa completamente fora dos meus planos. Não pertenço, não gosto de partidos e continuo a cada dia com mais convicção de que partidos politicos em nosso País formam apenas uma grande sopa de letrinhas e nada mais. Por isso essa hipótese se ser secretário se torna nula. Sempre estive à dipsoição em ajudar no que fosse do meu alcance mas sem qualquer vínculo politico. Participei de algumas reuniões de uma Comissão de Agricultura do atual governo municipal, porém o que assisti foge completamente ao que eu penso de uma comissão. Não estou e nem quero cargos públicos ou ser assessor de algum vereador ou mesmo ter cargo em alguma associação de bairro, e o que ali ocorria era exatamente isso onde os interesses comunitários se tornaram secundários e as discussões se esvaziavam em querer aparecer para alguém , Por isso meu amigo, não há qualquer hipotese disso ocorrer. Lamento decepcioná-lo. Porém posso ajudar quem estiver disposto a ser ajudado .

      Excluir
  10. LAMENTAVEL ANTENOR, VOLTE LOGO UM GRANDE ABRAÇO. RABISQUE DE LA DE SP.

    ResponderExcluir
  11. Vc estará sempre conosco, tenho certeza disso, porque gosta de santarém tanto quanto eu, amigo!

    José Ronaldo Dias Campos

    ResponderExcluir
  12. silvio neto24/7/12 18:43

    seu Antenor ...foi uma honrar poder lhe conhecer...e principalmente ter sua amizade...como queres bem nossa Santarem!!!!volte logo p nossa perola e traga sua maezinha junto da gente....abraço do amigo.
    Silvio Neto.

    ResponderExcluir
  13. Antenor, deixando saudades novamente. Mas, com certeza isso só acontece por ser uma pessoa integra e amável com todos. Fiquei feliz de poder ter noticias novamente de você; e mais feliz ainda de saber todas às novidades de sua vida....Só tenha uma coisa a ti dizer parabéns pelas suas conquistas e principalmente pela linda filha. Desejo que Deus abençoe muito você e seu familiares. Bjs Casturina Elisa

    ResponderExcluir