Bananicultores, estudantes de graduação e pós-graduação, agrônomos e extensionistas do Brasil e do exterior têm encontro marcado em Salvador (BA), entre os dias 10 a 14 de outubro de 2011, no Bahia Othon Palace Hotel.
Este é o período de realização do “Simpósio Internacional ProMusa-ISHS: Bananas e Plátanos”, que será realizado pela primeira vez no país.
As edições anteriores do ProMusa aconteceram em 2007 (África do Sul) e 2009 (China).
Com o tema geral “Produção global sustentável e usos alternativos”, o evento tem como realizadores a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas – BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Ag ropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ISHS (Sociedade Internacional da Ciência da Horticultura), Bioversity International, Musalac (Rede de Pesquisa e Desenvolvimento de Banana e Plátano para América Latina e Caribe) e Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF).
Segundo Edson Perito Amorim, coordenador desta edição, o evento tem como tradição atualizar os diferentes segmentos do agronegócio de bananeira em relação a novidades de pesquisa. “Serão discutidos os avanços tecnológicos da cadeia produtiva da banana, com destaque para quatro áreas: práticas culturais e fitossanidade; diversidade e melhoramento genético; pós-colheita, marketing e comercialização; e desafios e oportunidades para usos alternativos”, explica.
Cada sessão consistirá de palestras, apresentações orais, sessão de pôsteres e fórum de discussão. A quinta-feira, dia 13, será dedicada a uma visita técnica à Embrapa Mandioca e Fruticultura, localizada a 146 km de Salvador. No último dia, haverá dois workshops em que serão discutidas e escolhidas as demandas para pesquisa para os próximos anos e uma plenária que definirá o local do próximo simpósio, em 2013.
Inscrições
A data limite para inscrições, que devem ser efetuadas somente via internet, é até 07/10, com desconto para sócios da SBF, membros da ISHS e estudantes de graduação e pós-graduação.
Após esta data as inscrições somente serão realizadas no local.
Cada inscrito terá direito ao envio de até três trabalhos sob a forma de resumo simples (pôster ou oral). Os artigos deverão ser inéditos e não terem sido apresentados em nenhum outro congresso. Só serão aceitos trabalhos escritos em inglês, mas a apresentação oral para os trabalhos selecionados pela comissão cientifica poderá ser feita em português ou inglês.
Mais informações no endereço www.promusa.com.br ou pelo telefone
(71) 2102-6600.
Boa noite!A banana é importante para a saúde mas está muito além dos salarios dos trabalhadores de baixa renda para comprar a criança precisa ter o habito na srefeições consumir a banana na terceira idade também mas desse preço não há acordo!concorda?
ResponderExcluir