domingo, 15 de maio de 2011

Silos secadores

Silos secadores viabilizam maior qualidade aos grãos

Os silos secadores de alvenaria já são uma realidade no município de Sinimbu e cada dia mais produtores se interessam pela tecnologia.

Para difundir as vantagens da estrutura, a Emater/RS-Ascar e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, promoveram na última sexta-feira um dia de campo sobre o assunto.

As atividades começaram às 8h30, na Câmara de Vereadores, e reuniram produtores rurais e alunos da Escola Família Agrícola (Efasc), de Santa Cruz do Sul.
Na primeira parte do evento, o engenheiro agrônomo Ricardo Ramos Martins, do escritório regional da Emater/RS de Estrela, falou aos presentes sobre a aplicabilidade dos silos secadores, especialmente para os grãos de milho – principal demanda dos agricultores de Sinimbu.

Durante a palestra, Martins frisou a eficácia do mecanismo na preservação da qualidade do cereal. Além disso, é compatível com a capacidade financeira das famílias.
A maioria dos escritórios da Emater/RS já faz o encaminhamento dos projetos, que podem ser financiados via Pronaf. “O custo médio é de R$ 7,00 por saco armazenado”, explica.

A capacidade de armazenagem vai de cem a mil sacos. O agrônomo também esclarece que o governo do Estado estuda a viabilidade de um programa específico para incentivar a construção de silos secadores em solo gaúcho.
Após a abordagem teórica, os participantes se deslocaram à propriedade do agricultor Marcelo Henn, em Linha Inverno, para visitação e prática de manejo em uma unidade construída com capacidade para 350 sacos de milho.

Conforme Henn, a estrutura está pronta h& aacute; dois meses e já estoca o milho colhido na safra do cedo.
Os grãos da safrinha também vão ser secos e armazenados no local. Para Henn, os resultados são visíveis. “Não tenho mais problemas com caruncho”, comemora.

Além disso, o produtor explica que a qualidade final é surpreendente. “Até os animais gostam mais do milho”, conta.
Anteriormente, a colheita estragava no galpão e o manejo exigia muita mão de obra. 

Agora, além do uso na alimentação dos suínos e bovinos da propriedade, a ideia também é vender o produto e ter uma renda extra. “É um bom investimento”, garante.

Benefícios
Os silos secadores podem funcionar com energia solar ou com ar natural. 

Nos dois sistemas, a promessa é de muitas vantagens aos produtores rurais, tais como: baixo custo de instalação; baixa potência dos ventiladores; altos fluxos de ar; minimização das perdas que ocorrem no campo; aproveitamento total do produto; facilidade de segregar produtos, certificar origem e rastrear; e garantia de qualidade dos grãos.

Nota do Blog: O mais importante nessa nota trata-se do envolvimento de todos os interessados. Quando se tem vontade, interesse, foco as coisas podem sair. Vejam que nesse caso da região de Sinimbu (RS) foram envolvidos nessa projeto: Emater/RS, Prefeitura do Município, Secretaria de Agricultura da região, Camara dos Vereadores e os produtores principais interessados. Ou seja, um bloco único de trabalho em prol de um desenvolvimento que interessa à população produtora. Por aqui, ora, ora, por aqui. Nem convênios com Emater se tem, nem apoio e interesse das nossas autoridades em fazer com que os produtores cresçam e se desenvolvam. Por aqui, produtor é bandido, principalmente de agricultura mecanizada. . Triste realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário