Folha de São Paulo
As pessoas de meia-idade com excesso de peso, mas que não são obesas, têm 71% mais chances de desenvolver demência que as que estão no peso ideal, revela um estudo publicado na revista "Neurology".
A pesquisa, realizada por especialistas do Instituto Karolinska de Estocolmo, analisou 8.534 gêmeos suecos e descobriu que o excesso de peso pode ser um fator de risco.
Outros estudos já publicados indicavam que poderia haver um vínculo entre obesidade e demência, mas este é o primeiro que trata da relação do problema com o excesso de peso.
As pessoas de meia-idade com IMC (índice de massa corporal) maior que 30, consideradas obesas, têm 288% mais de chances de desenvolver demência que aquelas com um IMC de entre 20 e 25.
No entanto, as pessoas com excesso de peso --com IMC entre 25 e 30-- têm 71% mais chances de desenvolver demência, segundo o estudo.
O pesquisador Weili Xu disse à "BBC" que esta pesquisa revela que "estar com excesso de peso também aumenta o risco de desenvolver demência mais adiante".
"O risco não é tão considerável quanto quando se é obeso, mas tem uma importância para a saúde pública pelo grande número de pessoas no mundo todo que estão com excesso de peso", acrescentou. De acordo com a pesquisa, no mundo há 1,6 bilhão de adultos com excesso de peso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário