quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Hospital Municipal está enfermo

Padre Edilberto Sena (*)


O que significa a palavra transparência? Água pura é transparente; vida de uma pessoa honesta e ética é transparente, isto é, aquilo que se vê todo e não se esconde nada. Então, como pode o secretario municipal de saúde, afirmar que a administração do hospital municipal é transparente, se boa parte dos necessitados, que vai lá em busca de assistência não é bem atendido? Se o hospital municipal mesmo tendo ganho novo setor de emergência e atendimento continua sendo motivo de denúncia e maus tratos?

Muitos que procuram assistência não entendem que, existindo um sistema único de saúde, elogiado mundo a fora, se saúde é prioridade do governo municipal, como é então que faltam médicos de plantão, funcionários recebem mal os pacientes e as denúncias de multiplicam?

Uma administração transparente, certamente mostraria tudo o que ocorre no setor, quanto recurso entra cada mês, sua procedência, quantos médicos devem estar de plantão em cada turno, quantos e quais remédios estão disponíveis cada mês, quanto ganha cada médico, cada enfermeiro, quantos funcionários trabalham de fato no hospital e se tem algum funcionário fantasma na folha de pagamento do hospital municipal, quantos e quais são, e assim por diante.

Por falar em transparência, há alguns meses foi anunciado que o município de Santarém teria que ter num endereço eletrônico, a Transparência Municipal de todos os setores da prefeitura. Será que todas estas questões levantadas sobre o hospital, estão lá bem visíveis? Será que o site Transparência Municipal já funciona?

O que está bem transparente hoje é a ineficiência do hospital municipal. O público que busca atendimento passa mal, é mal atendido e já não sabe a quem recorrer. As denúncias são freqüentes e as respostas não convencem porque o conceito de transparência não é transparente nesta região.

(*) Sacerdote e Diretor da Rádio Rural de Santarém (PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário