sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O que a Dona Lourdes precisa fazer

Cateterismo cardíaco 

Google 

catedere.jpg (300×338)Cateterismo cardíaco é o conjunto de métodos de diagnóstico e tratamento cardíacos que tem em comum o fato de ser acessado o interior do coração através de um tubo longo, fino e flexível, chamado cateter, de 2,7 milímetros de diâmetro e 1 metro de comprimento, colocado por um vaso sanguíneo periférico no braço, coxa ou pescoço. 
Tem como objetivo corrigir problemas em veias e artérias,como obstruções.

O enfermeiro deve estar atento com os cuidados dispensados com o paciente submetido a este exame. 
Algumas vezes um pigmento especial é colocado no cateter para fazer com que o interior do coração e vasos sanguíneos apareçam no raio-x. 
O pigmento pode mostrar se placas estreitaram ou bloquearam as artérias coronárias. 

A placa é feita de gordura, colesterol, cálcio e outras substâncias encontradas no sangue. 
O acúmulo de placas estreita o interior das artérias e pode restringir o fluxo de sangue ao coração. 

Quando isso acontece é chamado de doença da artéria coronária. 
Bloqueios nas artérias também podem ser vistos usando ultrasom durante o cateterismo cardíaco. Ultrasom usa ondas sonoras para criar imagens detalhadas dos vasos sanguíneos do coração.

Os médicos podem tomar amostras de sangue e músculo cardíaco durante o cateterismo, assim como realizar pequena cirurgia cardíaca. 
Cardiologistas geralmente fazem o cateterismo no hospital com a pessoa acordada durante o procedimento. 

Há pouca ou nenhuma dor durante o cateterismo, porém a pessoa pode sentir dolorido no vaso sanguíneo onde o médico inseriu o cateter. 
O cateterismo cardíaco raramente causa complicações sérias. 
Em geral, dura entre 30 e 60 minutos, conforme o procedimento realizado. 

Feito na sala de cateterismo, com o paciente acordado (anestesia local), deitado sob um aparelho de raio-X. 
Só em criança é usado anestesia geral para evitar agitação. 

Variações terapêuticas 
• Angioplastia: Desobstrução de artéria coronária ou ponte de safena que esteja comprometida por uma placa de gordura ou um coágulo. É feita usando-se um balão que, posicionado e inflado no ponto de estrangulamento, restitui a circulação no vaso. 

• Stent coronário: Fixação de uma tela de aço inoxidável na parede interna do vaso desobstruído durante a angioplastia, para impedir novo estrangulamento. 

• Valvoplastia: Desobstrução de válvulas cardíacas (pulmonar e mitral) por meio de um ou mais balões infláveis, normalizando a livre circulação do sangue. 

Nota do Blog : Dona Lourdes, minha mãe com 87 anos encontra-se internada no Hospital Monte Magno na zona leste de São Paulo a espera de fazer esse procedimento na próxima segunda feira. Nada melhor em pesquisar e avaliar o que realmente é um cateterismo. No caso dela há grande chance dela ter que efetuar o chamado stent coronário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário