quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O primeiro escândalo do Rio-2016

Juca Kfouri (*) 

Nove funcionários do Comitê Rio-2016 foram demitidos por estarem envolvidos em roubo de informações confidenciais do Comitê Londres-2012. 


juca-kfouri.jpg (200×216)

O presidente do Comitê londrino, o lendário ex-atleta Sebastian Coe, telefonou para Carlos Nuzman exigindo providências assim que se deu conta de que arquivos de sua organização tinham sido copiados sem autorização. 
E ameaçou com ações na Justiça. 

O vexame é tamanho que uma equipe veio de Londres para se certificar de que tudo foi apagado, embora, é óbvio, seja claramente algo para inglês ver. 

Como habitualmente faz, Nuzman tenta impedir que o escândalo venha à luz, embora se espere que cabeças mais poderosas, provavelmente as que autorizaram a rapinagem, também venham a ser demitidas. 

Membros do Rio-2016, que foram gentilmente recebidos pelo comitê londrino, acessaram documentos extremamente confidenciais, muita coisa do Comitê Olímpico Internacional, como planejamentos estratégicos da entidade e documentos ligados a área de segurança. 

Mas Londres- 2012 possui um sofisticado sistema de contrôle e monitoramento do acesso a toda e qualquer informação. 
O volume copiado foi muito grande e isso alertou os analistas, que imediatamente foram capazes de verificar quem e que login estava acessando as informações e, assim , chegaram às pessoas e aos nomes. 

Muitos documentos são propriedade intelectual do comitê britânico e nunca poderiam ser utilizados ou copiados sem permissāo. 

Além da deslealdade cometida, a atitude foi de extrema estupidez, porque, mais cedo ou mais tarde, seriam informações cedidas ao Rio-2016. 

(*) Formado em Ciências Sociais pela USP. Desde 2005, é colunista da Folha de S.Paulo e do UOL

3 comentários:

  1. É mais fácil copiar do que criar. Uma demonstração mais do que clara qual o comportamento desse povo envolvido em obras públicas. Quanta falcatrua não existe por detras de uma obra ....

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não se pode acreditar no Homem, principalmente naqueles que ainda estão sob os domínios da "Lei de Gerson". E é duro ter que dizer que a delegação brasileira tinha que ter um perfil de acesso o mais restrito possível, que evitasse cópia de documentos e o carão que temos que passar ... Que vergonha !!

    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Alexandre obrigado pela audiência constante.
      Como é que se quer propagar outra coisa desse País senão que só existe corrupção, ladroagem e gente que quer levar vantagem em tudo. Os caras saem daqui com a missão de aprender, estudar, trazer idéias e no fim os caras vão e simplesmente roubam a ideia do outro na cara dura. Vão ser safados lá longe.

      Excluir