Lotado, metrô bate recorde de passageiros
Jornal da Tarde/SP
O movimento nas linhas do metrô não para de subir, mesmo passado um ano das mais recentes inaugurações de estações.
Na quinta-feira, as linhas do sistema registraram um recorde histórico de passageiros: 4,7 milhões – só na Linha 4-Amarela, foram 666 mil.
Naquele dia, véspera do 7 de Setembro, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) também carregou número de usuários até então inédito: 2,8 milhões.
Os dados foram anunciados nesta terça-feira pelo secretário estadual de Transportes Metropolitano, Jurandir Fernandes, durante uma audiência pública sobre a futura Linha 6-Laranja na zona sul.
“(Foram) 7,5 milhões de passageiros transportados, se bem que num dia de pico. Mas em estado de regime (dia de movimento normal), já estamos em 7,2 milhões.”
O dirigente se referia aos dois sistemas combinados.
No caso específico do Metrô, o salto foi de um milhão de pessoas no comparativo com a média de passageiros transportados por dia útil no início de 2011.
Essa quantidade crescente de usuários em um sistema sobre trilhos sem o aumento de ramais se reflete na superlotação, especialmente nas horas do rush.
Afastada do trabalho devido a uma doença e passageira diária do metrô para ir ao hospital, a ajudante de limpeza Maria Carmelita dos Santos, de 56 anos, reclama do invariável empurra-empurra para entrar nos vagões nos momentos mais cheios.
Ela diz já ter caído uma vez em uma situação dessas.
“Só vai melhorar quando decidirem construir mais linhas.”
O próprio Fernandes admite essa necessidade.
“A população quer mais, quer trilhos. E, para resolver isso, estamos abordando quatro linhas de metrô ao mesmo tempo (obras nas linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 15-Prata e 17-Ouro), e também fazendo extensão na CPTM (na Linha 8-Diamante).”
Além disso, o secretário garante que há mais por vir, como o prolongamento da Linha 2-Verde até a Rodovia Presidente Dutra, e a construção das linhas 6-Laranja, entre Brasilândia, na zona norte, e a região central , e da 18-Bronze, o monotrilho do ABC.
“Então, teremos no ano que vem sete empreendimentos metroviários e, no mínimo, três da CPTM.”
Peter Walker, presidente do Metrô, tem outro palpite para a lotação cada vez maior.
Ele credita os sucessivos recordes ao “serviço excepcional” prestado pelo Metrô.
“Ninguém escolhe uma coisa ruim para andar. Qual é o melhor? É o Metrô? Vou nele.”
Ao JT, Walker disse que o antigo recorde de passageiros é de cerca de três meses atrás, mas não informou quantos usuários foram transportados naquele dia.
À tarde, a assessoria de imprensa da empresa, assim como a da CPTM, foi questionada sobre quantos recordes haviam sido quebrados neste ano e em 2011, mas não informou.
No ano passado, o JT noticiou recordes atingidos pelo Metrô (4,2 milhões de passageiros) e pela CPTM (2,5 milhões) em setembro.
Walker prevê que novas marcas poderão ser batidas ainda em 2012.
As próximas estações de metrô devem ser abertas em 2013 – uma na Linha 5-Lilás e duas no monotrilho da Linha 15.
As últimas – Luz e República, na Linha 4-Amarela – foram inauguradas em 15 de setembro de 2011.
Assessor técnico da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Marcos Bicalho diz que a superlotação do Metrô é consequência da eficiência do sistema diante dos outros modais.
“Se a pessoa não for de metrô e optar pelos ônibus, vai enfrentar igualmente a superlotação e vai ficar presa no trânsito.”
O metrô, pelo menos, é rápido. Segundo ele, o aquecimento da economia contribui para o aumento da lotação.
Nota do Blog: Ainda sem carro e tendo que me deslocar da zona norte para a zona leste aonde é o hospital que a D. Lourdes se encontra internada, a opção é o Metrô indo da estação Jardim São Paulo/Ayrton Senna até a Sé e lá pegando outra linha no sentido Corinthians-Itaquera e descer na estação Tatuapé. E eu passei por esse sufoco nesse dia e nos dias subsequentes. É um verdadeiro martírio, principalmente nesse setor da zona leste. Estamos anos luz para conseguir uma solução que amenize a situação. Única verdade que o Metrô funciona e é rápido e econômico. Complicadíssimo para entrar e sair dos vagões e se você estiver de pé e o vagão encher trate de se encostar em algum canto e segurar firme porque senão a multidão lhe leva.
Jornal da Tarde/SP
O movimento nas linhas do metrô não para de subir, mesmo passado um ano das mais recentes inaugurações de estações.
Na quinta-feira, as linhas do sistema registraram um recorde histórico de passageiros: 4,7 milhões – só na Linha 4-Amarela, foram 666 mil.
Naquele dia, véspera do 7 de Setembro, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) também carregou número de usuários até então inédito: 2,8 milhões.
Os dados foram anunciados nesta terça-feira pelo secretário estadual de Transportes Metropolitano, Jurandir Fernandes, durante uma audiência pública sobre a futura Linha 6-Laranja na zona sul.
“(Foram) 7,5 milhões de passageiros transportados, se bem que num dia de pico. Mas em estado de regime (dia de movimento normal), já estamos em 7,2 milhões.”
O dirigente se referia aos dois sistemas combinados.
No caso específico do Metrô, o salto foi de um milhão de pessoas no comparativo com a média de passageiros transportados por dia útil no início de 2011.
Essa quantidade crescente de usuários em um sistema sobre trilhos sem o aumento de ramais se reflete na superlotação, especialmente nas horas do rush.
Afastada do trabalho devido a uma doença e passageira diária do metrô para ir ao hospital, a ajudante de limpeza Maria Carmelita dos Santos, de 56 anos, reclama do invariável empurra-empurra para entrar nos vagões nos momentos mais cheios.
Ela diz já ter caído uma vez em uma situação dessas.
“Só vai melhorar quando decidirem construir mais linhas.”
O próprio Fernandes admite essa necessidade.
“A população quer mais, quer trilhos. E, para resolver isso, estamos abordando quatro linhas de metrô ao mesmo tempo (obras nas linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 15-Prata e 17-Ouro), e também fazendo extensão na CPTM (na Linha 8-Diamante).”
Além disso, o secretário garante que há mais por vir, como o prolongamento da Linha 2-Verde até a Rodovia Presidente Dutra, e a construção das linhas 6-Laranja, entre Brasilândia, na zona norte, e a região central , e da 18-Bronze, o monotrilho do ABC.
“Então, teremos no ano que vem sete empreendimentos metroviários e, no mínimo, três da CPTM.”
Peter Walker, presidente do Metrô, tem outro palpite para a lotação cada vez maior.
Ele credita os sucessivos recordes ao “serviço excepcional” prestado pelo Metrô.
“Ninguém escolhe uma coisa ruim para andar. Qual é o melhor? É o Metrô? Vou nele.”
Ao JT, Walker disse que o antigo recorde de passageiros é de cerca de três meses atrás, mas não informou quantos usuários foram transportados naquele dia.
À tarde, a assessoria de imprensa da empresa, assim como a da CPTM, foi questionada sobre quantos recordes haviam sido quebrados neste ano e em 2011, mas não informou.
No ano passado, o JT noticiou recordes atingidos pelo Metrô (4,2 milhões de passageiros) e pela CPTM (2,5 milhões) em setembro.
Walker prevê que novas marcas poderão ser batidas ainda em 2012.
As próximas estações de metrô devem ser abertas em 2013 – uma na Linha 5-Lilás e duas no monotrilho da Linha 15.
As últimas – Luz e República, na Linha 4-Amarela – foram inauguradas em 15 de setembro de 2011.
Assessor técnico da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Marcos Bicalho diz que a superlotação do Metrô é consequência da eficiência do sistema diante dos outros modais.
“Se a pessoa não for de metrô e optar pelos ônibus, vai enfrentar igualmente a superlotação e vai ficar presa no trânsito.”
O metrô, pelo menos, é rápido. Segundo ele, o aquecimento da economia contribui para o aumento da lotação.
Nota do Blog: Ainda sem carro e tendo que me deslocar da zona norte para a zona leste aonde é o hospital que a D. Lourdes se encontra internada, a opção é o Metrô indo da estação Jardim São Paulo/Ayrton Senna até a Sé e lá pegando outra linha no sentido Corinthians-Itaquera e descer na estação Tatuapé. E eu passei por esse sufoco nesse dia e nos dias subsequentes. É um verdadeiro martírio, principalmente nesse setor da zona leste. Estamos anos luz para conseguir uma solução que amenize a situação. Única verdade que o Metrô funciona e é rápido e econômico. Complicadíssimo para entrar e sair dos vagões e se você estiver de pé e o vagão encher trate de se encostar em algum canto e segurar firme porque senão a multidão lhe leva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário