sábado, 1 de setembro de 2012

Cargill e o biodiesel

Cargill inicia atuação no mercado brasileiro de biodiesel 

Agrolink 

vagas-cargill.gif (600×268)Qualidade do produto, tecnologia e localização estratégica são as apostas da Cargill para entrada no segmento no país. 

A Cargill inicia neste mês a produção de biodiesel no Brasil e, com isso, garante sua presença em mais um segmento do mercado brasileiro de soja. 

A empresa já atua na comercialização do grão, além da produção de farelo, óleos, gorduras e óleos industriais e lubrificantes. 
Com instalações modernas e localização estratégica em Três Lagoas (MS), a empresa investiu cerca de R$130 milhões em uma unidade com capacidade produtiva de 200 mil toneladas/ano, que contará com matéria-prima adquirida também pelo Programa Cargill de Agricultura Familiar.

Além de considerar a atuação da empresa na comercialização de grãos, o investimento foi viabilizado com a construção de uma nova fábrica localizada ao lado de uma processadora de soja da empresa em Três Lagoas (MS). 

“A atividade trará para a unidade uma importante opção para o escoamento do óleo ali produzido, permitindo à Cargill sua entrada no segmento de biodiesel”, afirma Paulo Sousa, diretor da Unidade de Negócio Grãos e Processamento de Soja.

O município de Três Lagoas está localizado próximo à região de maior consumo de biodiesel no país, o que é uma vantagem competitiva para comercialização do produto. A nova fábrica da Cargill tem potencial para operar em diferentes modais logísticos (rodoviário, ferroviário e fluvial) e conta ainda com o conhecimento e a experiência internacionais da Cargill em produção de biodiesel. Atualmente, a companhia atua neste segmento nos Estados Unidos, Bélgica, Alemanha e Argentina. 


Agricultura Familiar 
A atuação em biodiesel no país traz à Cargill oportunidades para aprimorar sua relação com os produtores, por meio da apresentação de preços diferenciados e assistência técnica dentro dos parâmetros determinados por Instrução Normativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, em que se enquadram a agricultura familiar.

Em 2012, a empresa iniciou o programa de compra de soja de cerca de 1100 pequenos produtores e oferece a eles toda a assistência técnica, compromisso, responsabilidade e padrão de qualidade de uma empresa presente no agronegócio há mais de 145 anos.

“Parte da compra de soja está sendo feita de pequenas propriedades agrícolas, baseadas na agricultura familiar, o que permitirá à Cargill a obtenção da concessão do Selo Combustível Social. Para isso, foi necessária a especialização de funcionários da área de originação (compra de grãos), tanto comercial quanto administrativa, para oferecer o suporte necessário com políticas específicas de fomento de produção e compra do fluxo da soja produzida por agricultura familiar”, explica Elcio de Angelis, gerente comercial para biodiesel da Cargill.

Atualmente a empresa adquire soja de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “Para o próximo ano, vemos oportunidades para iniciar a atuação em agricultura familiar em Mato Grosso e também no Pará”, complementa Elcio. Mercado O mercado de biodiesel está em expansão no país. 

Em 2006, a produção em escala industrial era praticamente zero; em 2011, chegou a um total de mais de 2,5 milhões de metros cúbicos.O aumento se deve à mistura obrigatória de 5% de biodiesel em todo óleo diesel distribuído no país, adição que origina um composto conhecido como B5, e já existem discussões para elevar esse percentual para B10 ou B20 em regiões metropolitanas. Mesmo que o nível de mistura obrigatória permaneça inalterado, o consumo de biodiesel cresce junto com o aumento do consumo do diesel, consumo este que está diretamente ligado ao crescimento da economia no país.  

Selo Combustível Social 
É uma identificação concedida pelo MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrícola aos produtores de biodiesel que promovem a inclusão social e o desenvolvimento regional por meio de geração de emprego e renda para os agricultores familiares do Pronaf. 

Por meio deste selo, o produtor de biodiesel tem acesso a alíquotas de PIS/Pasep e Cofins com coeficientes de redução diferenciados e a melhores condições de financiamentos junto aos agentes financeiros. Também pode usar o selo para fins de promoção comercial de sua empresa.

Para mais informações acesse http://www.mda.gov.br/portal/saf/programas/biodiesel/2286313. 

2 comentários:

  1. Anônimo1/9/12 12:04

    Gozado Antenor. Somente na terra que você mora os caras não aceitam a Cargill. Quem será que está na contramão, a sua cidade que não vai pra frente ou o restante do País aonde tem uma filial dessa empresa ...

    ResponderExcluir
  2. These are really fantastic ideas in about blogging.
    You have touched some fastidious points here. Any way keep up wrinting.
    Here is my blog : cocinas modernas

    ResponderExcluir