sábado, 1 de setembro de 2012

Semente de milho com maior produtividade

Produtividade surpreende produtores que optam por milho Coodetec 

Agrolink 
milho-hibrido-coodetec.jpg (320×240)

CD 384Hx mostra, mais uma vez, potencial produtivo e garante resultados satisfatórios no Paraná e Rio Grande do Sul. 

A produção de milho no Brasil, por mais uma vez, está surpreendendo. Houve aumento de área e a produção apresentará mais um recorde. 

A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec, em mais uma safra, ajuda o produtor a colher bons resultados. 
Em Três Barras do Paraná/PR, o produtor Geraldo Tomazi, colheu 346 sacas por alqueire. 

“Nas duas vezes em que plantei o CD 384Hx colhi bem. Me surpreendi com a produtividade de agora, tendo em vista que é segunda safra.”O híbrido CD 384Hx é indicado para safra e safrinha, tem alto potencial produtivo, resistência ao acamamento, qualidade de grão e proteção contra lagartas. 
Conforme Tomazi, em lavouras vizinhas, o milho caiu. “Na minha propriedade, com o CD 384Hx, isso não ocorreu. Além de todas as outras características, o milho tem boa resistência ao acamamento. Já comprei semente para a próxima safra.”

A colheita da família Motoyama, de Ubiratã/PR, também passou das 300 sacas por alqueire na safrinha. “Aqui na região, o principal concorrente registrou cerca de 20% de grãos germinados. Com o CD 384Hx, não tivemos problemas e colhemos 326 sacas”, comentou Lúcio Mikio Motoyama. A excelente qualidade de grãos do híbrido CD também agradou os Motoyama.

No Rio Grande do Sul, o híbrido de milho da Coodetec também recebeu elogios, mesmo em longos períodos sem chuva. O médico veterinário, Evandro Augusto Bordignon, acompanhou a produção e colheita de uma área em Colorado/RS. “Apesar da estiagem as plantas se mantiveram verdes. Posso afirmar que o CD 384Hx tem excelente sanidade foliar e potencial produtivo expressivo. Eu não tinha visto, nesta safra, lavoura de milho com esse potencial. Esse milho é muito bom.”Outro híbrido da Coodetec, que vem na próxima safra com a tecnologia Herculex*I, é o CD 316. 

Este milho é superprecoce e possui alto potencial produtivo, além de excelente sanidade foliar e tolerância ao acamamento. Com a tecnologia Herculex*I, o híbrido terá proteção contra as principais lagartas da cultura (cartucho e broca da cana). Ainda estão em andamento estudos de controle para as seguintes pragas: lagarta elasmo, lagarta rosca e lagarta da espiga.

Os produtores de milho aguardam ansiosos pelo lançamento da semente no mercado. Edvaldo da Silva, de Juranda/PR, plantou a versão convencional do híbrido. 
Comparando com o resultado do principal concorrente, o rendimento foi de 20 sacas a mais por alqueire .“Colhi 270 sacas por alqueire. Excelente produtividade. Agora quero plantar a versão Hx e melhorar ainda mais essa produção, deixando a lavoura longe do ataque de lagartas.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário