quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Os impostos e a Copa do Mundo

Dinheiro dos impostos pagos pelos brasileiros para construir estádios de futebol - 7 bilhões de reais

Edilberto Sena (*)

Ninguém denuncia o governo federal por financiar construção de 12 novos estádios, apenas por causa da copa do mundo que ocorrerá no Brasil em 2014.
Nem os jornais de Belém, nem os canais de televisão, até parece que todos aplaudem essa bravura federal.

Serão mais ou menos 7 bilhões de reais a serem gastos antes de janeiro de 2014.

Manaus que não tem futebol disputando nem a 5ª divisão de campeonato interestadual, destruiu o estádio Vivaldo Lima para construir um novo estádio, que após a copa do mundo servirá para rinha de galo e concentrações religiosas.

Segundo alguns pesquisadores, para retornar o custo da construção do estádio de Manaus, vai levar uns 198 anos de uso: como é que o governo não pode investir 12 por cento do PIB para melhorar a educação no país e ao mesmo tempo pode investir 7 bilhões de reais em obras sem futuro?

Como uns afirmam que com a criação de dois novos estados, vão gastar muito dinheiro dos cofres da nação para serem instalados e ninguém diz nada sobre as construções de novos estádios em Cuiabá, Manaus e outras 10 capitais do país e sem retorno compensador?

Além de serem críticas preconceituosas ao direito de emancipação de novos estados, é uma visão distorcida que acha natural os gastos com a copa do mundo, que é um evento passageiro.

A África do sul que hospedou a copa do mundo do ano passado, está lá como exemplo de desperdício, com belos e caros estádios que estão sem uso e sem retorno dos gastos feitos pelo governo deles.

Criar novos estados no Brasil é criar novas possibilidades de melhorar a qualidade de vida das populações, se os novos estados tiverem uma administração com mais participação da sociedade civil e novos políticos ficha limpa e politizados.

Construir 12 novos estádios para uma copa do mundo é iludir o povo com pão e circo ficando os prejuízos financeiros de todos, especialmente das crianças e jovens com péssima educação oferecida.

Argumentar que criar dois novos estados é dar prejuízo aos cofres da nção de ficar calado com os prejuízos dos 12 novos estádios é incoerência e má vontade, ou...ingenuídade.

(*) Sacerdote e Diretor da Rádio Rural de Santarém (PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário