quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Nova fábrica de etanol

Alagoas pode ganhar unidade de produção de etanol de segunda geração

Governo discute implantação de fábrica sendo que o produto é obtido com a “quebra” da celulose de plantas.

Para discutir a implantação de uma unidade de pesquisa e produção de etanol de segunda geração em Alagoas, o governador Teotonio Vilela Filho e o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, participaram de uma reunião com o executivo Bernardo Gradin, presidente da GraalBio Investimentos S.A.

O encontro ocorreu no final do mes de novembro, , no auditório do Sindicato da Indústria e do Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL), contando com a presença de empresários e produtores do setor canavieiro.

A empresa, recém-criada, trabalha no desenvolvimento de plantas industriais, novos cultivos, pesquisa e desenvolvimento de licenças, além de promover alianças com empresas que estão produzindo a tecnologia e conversão e transformação de biomassa. O etanol de segunda geração é obtido pela “quebra” da celulose das plantas.

Em Alagoas, a GraalBio pretende investir em inovação voltada para as áreas de bioquímicos e bicombustíveis, através do reaproveitamento do bagaço da cana-de-açúcar, implantando tecnologia para aplicação e melhoria da biomassa.
“O governo do Estado pode e deve apoiar medidas desse tipo, capazes de promover a expansão de um setor já consolidado e que é a grande força econômica de Alagoas.

O debate aqui realizado mostra a constante preocupação de promover e utilizar a inovação tecnológica como forma de garantir o desenvolvimento econômico e social dos alagoanos”, pontuou o governador Teotonio Vilela Filho.

Além da localização estratégica, a escolha por Alagoas, segundo o executivo, se deu pelo fato de o estado ser o segundo maior produtor regional – 30 milhões de toneladas por ano - e responsável por 55% da cana de açúcar comercializada em todo o Nordeste.

A unidade deverá ser implantada na área centro-sul do estado, onde estão instaladas usinas que representam 65% da produção em Alagoas.
De acordo com Bernardo Gradin, o planejamento da empresa aponta a implantação de três centros de pesquisa, sendo um em Alagoas, outro no estado de São Paulo e outro nos Estados Unidos. A previsão é que até o primeiro trimestre de 2012 todas as questões técnicas já tenham sido discutidas.

Ele enfatizou a boa relação com o Governo de Alagoas, já estabelecida desde o período em que esteve no comando da Braskem. “Sabemos e confiamos na capacidade do estado receber empreendimentos desse porte, que fortalecem a economia e podem agregar valor a outros produtos,” destacou.

A indústria deverá ser instalada numa área total de 20 hectares, reaproveitando 450 mil toneladas de cana-de-açúcar, cerca de 60 mil litros de etanol de segunda geração por mês.
“A GraalBio Investimentos S.A contará com todo o apoio necessário do governo do Estado para a instalação de uma unidade. Percebemos a importância desse projeto para que a produção sucroenergética seja alavancada, possibilitando ao setor que mais emprega e gera renda no Estado, aumentar suas fronteiras de comercialização”, destacou o secretário Luiz Otavio Gomes.

Até o final do ano, um novo encontro será realizado entre os produtores e o executivo, que vai fazer uma apresentação de todo o planejamento científico, comercial, e operacional traçado pela GraalBio. “É importante que seja aberto o espaço para que os empresários e produtores envolvidos com a cana-de-açúcar possam alinhar seus posicionamentos, além de enriquecer a construção e viabilidade de execução do projeto.

O sindicato se coloca à disposição para apoiar qualquer iniciativa que beneficie e garanta o desenvolvimento do setor”, concluiu o presidente do Sindaçúcar/AL, Pedro Robério Nogueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário