segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A Máquina de Escrever

Padre Sidney Augusto Canto (*)

Apxsar dx minha máquina dx xscrxvxr sxr um modxlo antigo, funciona bxm, com xxcxção dx uma txcla.

Há 42 txclas qux funcionam bxm, mxnos uma, x isso faz uma grandx difxrxnça.

As vxzxs, mx parxcx qux mxu grupo x como a minha máquina dx xscrxvxr, qux nxm todos os mxmbros xstão dxsxmpxnhando suas funçõxs como dxviam, qux txm um mxmbro achando qux sua ausxncia não fará falta...

Vocx dirá: "Afinal, sou apxnas uma pxça sxm xxprxssão x, por isso, não farxi difxrxnça x falta à comunidadx." Xntrxtanto, para uma organização podxr progrxdir xficixntxmxntx, prxcisa da participação ativa x consxcutiva dx todos os sxus intxgrantxs.

Na próxima vxz qux vocx pxnsar qux não prxcisam dx vocx, lxmbrx-sx da minha vxlha máquina dx xscrxvxr x diga a si mxsmo: "Xu sou uma pxça importantx do grupo x os mxus amigos prxcisam dx mxus sxrviços!"

Pronto, agora consertei a minha máquina de escrever. Você entendeu o que eu queria te dizer?
Percebeu a sua imensa participação na vida daqueles ao seu redor? Percebeu que assim como tem pessoas que são importantes para nós, também, somos importantes para alguém?

Lembre-se de que somos parte do Universo e, como tal, é uma peça que não podemos faltar no quebra-cabeça da vida...

Muitas vezes encontramos pessoas (ou até mesmo somos essas pessoas) que acham que não farão falta na comunidade ou no grupo em que vivem. Diante delas podemos ter reações adversas.

Alguns talvez procurem excluir essas pessoas do convívio social. Outros procuram integrá-las ao grupo a que pertencem, realçando valores que todos temos na vida em comunidade.

Podemos nos perguntar: Em minha comunidade eu procuro ajudar a todos? Procuro sempre cultivar a união e a participação de todos na família, na escola, no local de trabalho e na Igreja?

Pense e reflita.

(*) Sacerdote santareno e foi ordenado presbítero no dia 28 de dezembro de 2001. É membro da Academia de Letras e Artes de Santarém, como escritor e pesquisador da história da sua Diocese já tendo dois livros publicados e outros dois inéditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário