sábado, 10 de dezembro de 2011

Corte drástico

Seara decide fechar em SC fábrica com 890 funcionários

Folha de São Paulo

O grupo Marfrig, dono da marca Seara, anunciou o fechamento de uma fábrica em Jaraguá do Sul (SC) e vai demitir centenas de trabalhadores.

A decisão foi tomada na sexta-feira, um dia depois de a empresa concretizar a compra de unidades da BRFoods postas à venda para atender ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Trabalhavam na unidade 890 pessoas, mas nem todos vão perder o emprego, de acordo com a Marfrig.
Dentre outros 199 produtores de aves que forneciam para o complexo, apenas cerca de 80 continuarão no sistema da empresa. A fábrica era voltada para a produção de frangos in natura e cortes desossados.

Segundo a companhia, foi criada uma "força tarefa" para realocar os funcionários em outras empresas da região. Na sexta-feira, cerca de cem pessoas já conseguiram outros empregos.

A Marfrig diz que a fábrica de Jaraguá do Sul, a 179 km de Florianópolis, tinha problemas específicos, como grande distância de centros produtores de grãos (MT, PR e MS) e dificuldades para contratação de mão de obra na cidade.

A Federação dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação no Estado diz que a possibilidade de fechamento da fábrica já vinha sendo especulada. Afirma ainda que vai atuar para garantir os direitos dos funcionários demitidos.

A unidade de Jaraguá do Sul foi inaugurada em 1970 e passou por cinco diferentes controladores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário