domingo, 12 de junho de 2011

Cuidado com a chinesada !!! Cuidado!!

Interesse chinês em terras cria incômodo no Brasil, diz ‘NYT’

China quer garantir o suprimento de sua demanda por soja.

O interesse da China em comprar terras no Brasil para o cultivo de soja vem demonstrando a relação de crescente dependência da economia brasileira e causando incômodo no país, afirma reportagem publicada nesta sexta-feira pelo diário americano The New York Times.

O jornal observa que apesar de o Brasil, a Argentina e outros países latino-americanos terem estabelecido recentemente restrições à compra de terras por estrangeiros, os chineses vêm buscando aumentar o seu controle sobre a produção, “levando o fervor de sua nação pela auto-suficiência agrícola para o exterior”. Segundo a reportagem, diante das restriçõ ;es à compra de terras, os chineses adotaram uma estratégia diferente, provendo crédito aos agricultores locais para impulsionar a produção de grãos para exportação.

A China deseja com isso aumentar a segurança alimentar do país e garantir o suprimento da crescente necessidade de soja para a alimentação de animais destinados ao consumo interno e “compensar sua crescente dependência de cultivos dos Estados Unidos”.

“Enquanto muitos saúdam os investimentos, a estratégia agressiva ocorre no momento em que autoridades brasileiras começam a questionar a ‘parceria estratégica’ com a China encorajada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, diz o jornal.

“Os chineses se tornaram tão importantes para a economia brasileira que ela não pode mais ficar sem eles – e isso é precisamente o qu e está deixando o Brasil cada vez mais incomodado”, complementa a reportagem. 

Nota do Blog: Há tempos temos rabiscados para tomarem cuidado com os passos dos chineses. A cada dia o mundo passa a ser dominado por uma política de subserviência na questão industrial. O mundo continua exportando matérias primas para China e ficando cada vez mais dependente e eles por suas vez colocando mais e mais produtos industrializados a preços baixos pelo mundo afora. E aqui onde os abastecemos principalmente de soja, observamos a procura de espaço para eles mesmos produzirem em terras brasileiras. Nossa indústria a cada dia sofre mais por falta de espaço. Autoridades que abram os olhos . Parceria comercial é uma coisa. Dependência é outra totalmente diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário