quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O marketing esportivo no banco dos réus

José Cruz (*)

O gesto é conhecido: Oscar, ainda jovem, vibrando nos tempos em que projetava se tornar o "Mão Santa".
Histórica, porém, é a foto com a marca do Banco do Brasil na camisa da Seleção Brasileira de Basquete, no Mundial da Espanha, em 1986, registro das origens do marketing esportivo na área governamental.
É por conta dessa relação que está na Justiça de Brasília um processo inédito nas relações do nosso marketing esportivo.

O caso
O Banco do Brasil divulga o ano e 1991como o início de seu primeiro contrato de marketing, quando lançou o projeto “A Grande Sacada”, com a Confederação Brasileira de Vôlei.
O ex-funcionário do BB, Heleno Fonseca Lima discorda e quer reconhecimento e correção histórica.
Idealizador da parceria do banco com a Confederação de Basquete, quando assessorava a direção do BB, Heleno argumenta:
“A área de marketing do Banco do Brasil objetivou apagar, gradativamente, qualquer manifestação de anterioridade da campanha original (com o basquete). Trata-se de uma falsidade histórica para se apoderar dos méritos desta inovação que deu certo, em 1986, quando, inclusive, uniformizamos a torcida organizada”.

O outro lado
A assessoria do BB, por sua vez, argumenta que tomou o ano de 1991 como base porque foi a partir daí que se iniciou uma campanha institucional de longo prazo, e não momentânea, como ocorreu com o basquete.
A campanha, a propósito, visava vincular a marca do banco a uma modalidade que contribuísse para que a instituição renovasse a sua clientela, o que acabou acontecendo, ao longo dos anos.
“A Grande Sacada”, sem a menor dúvida, é uma reprodução não autorizada da Campanha criada em 1986”, contrapõe Heleno Lima, que se ampara na Lei de Direito Autoral para sustentar seus argumentos.

História
Heleno lembra que em 1985 o então presidente do Banco, Camilo Calazans, queria patrocinar o Flamengo.
Sob o argumento de que isso não tinha amparo legal, Heleno sugeriu o patrocínio a uma “instituição nacional”. Era época do Mundial de Basquete e, assim, surgiu a parceria.
O processo na 15ª vara Cível de Brasília tem o número 2010.01.1.0124414-4, e dele constam declarações de Camilo Calazans e outras autoridades da época confirmando a versão de Heleno Fonseca.

(*) Jornalista e que cobre há mais de 20 anos os bastidores da política e economia do esporte,

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