sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Outro exermplo que não copiamos

Mercado de flores é oportunidade de trabalho no Agreste

Gravatá responde por cerca de 80% dos produtores de Pernambuco; os funcionários tiram o sustento da família do plantio das mudas.
É neste período do ano que aumenta a produção de flores no Estado, principalmente em Gravatá, no Agreste. As vendas crescem por causa do Dia de Finados.

Gravatá responde por cerca de 80% dos produtores de Pernambuco.
Os funcionários tiram o sustento da família do plantio das mudas. “A gente tem que trabalhar muito para aproveitar este tempo de tirar a flor”, disse o agricultor Manuel José da Silva.
Em uma das plantações, são quatro hectares de rosas e crisântemos.

A floricultura passou a ser referência na economia de Gravatá. Desde então, o plantio no local dura o ano todo. E quando se aproxima uma época como a do Dia dos Finados, por exemplo, a produção fica ainda maior.
As encomendas vêm do Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia e Paraíba.

A floricultura é uma das principais atividades da cidade, gerando empregos diretos e indiretos. São mais de 200 produtores.
“A floricultura vem, atualmente, desempenhando um papel importante na questão da geração de emprego da zona rural, evitando o êxodo rural”, disse o secretário de Agricultura de Gravatá, Aarão Lins.

De uma distribuidora local saem oito tipos diferentes de flores para vários estados do Nordeste. O professor de economia Luiz Honorato, da Universidade Federal de Pernambuco, coordenou uma pesquisa sobre o mercado de flores na região. “Há demanda, por isso é uma grande oportunidade para a economia de Pernambuco. 
Hoje, a floricultura carece melhor infra-estrutura e pessoal capacidade para a atividade”, explicou. 

Nota do Blog: Para quem não sabe em Santarém se você quiser fazer um agrado para esposa, mãe, namorada, ou mesmo para uma amiga e querer presenteá-la com um ramalhete de rosas vermelhas ou brancas ou diversas geralmente com uma duzia de flores, terá que desembolsar mais de R$ 120,00.  Não temos produção caseira e com isso as floriculturas da cidade são obrigadas a "importar" de Hortolandia em São Paulo. Precisa dizer alguma coisa ? Quem conhece Gravatá no Pernambuco pode imaginar o que eles fazem e nós "importamos" .. somos ricos e chiques ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário