terça-feira, 26 de outubro de 2010

Everybody Macacada

Renato Gomes Nery (*)

A indignação se apossou de nós hoje logo cedo ao fazer um relance nas manchetes da primeira página dos jornais e ler duas manchetes: MT PLANEJA VIGIAR A MÍDIA E CONSELHO DE COMUNICAÇÃO PODERÁ SER CRIADO EM MT. E a indignação ficou ainda maior ao ser informado de que essa iniciativa partiu do Sindicato dos Jornalistas do Estado que apresentou o anteprojeto através do Presidente da Assembléia, o Sr. Mauro Savi. Anteprojetos como estes já teriam sido aprovados em alguns Estados Nordestinos.

A Lei da Mordaça que foi rechaçada no Congresso Nacional está sendo empurrada goela abaixo em algumas mal informadas Assembléias Legislativas dos Estados, como se fosse possível a liberdade de imprensa, garantida constitucionalmente, ser revogada nesta instância legislativa. O Supremo Tribunal Federal já decidiu que a atividade jornalista é intocável.

Entretanto, aqueles que não tem apreço a lei e nem aos postulados democráticos querem a todo custo impor as suas vontades e não é somente na atividade jornalística, mas na judicial também e em outros setores da sociedade. Querem transformar o Brasil numa República de Bananas, como tantas outras que ainda vicejam na América do Sul. O Programa do Partido que está no Poder quer por que quer impor a sua vontade antidemocrática à observância de todos, como se este País não se fundasse em postulados democráticos e não tivesse uma constituição a ser observada. É guerra de guerrilha. Se não podemos com a Lei, vamos impor nossa vontade. E daí!!! E a lei, ora a lei. Que vá as favas. Isto tem nome: ditadura.

Os vassalos estaduais que cegamente obedecem as ordens superiores. Faz o que o chefe manda. Se o patrão mandou é por que ele tem razão. Everybody macacada. “O patrão mandou cantar com a língua enrolada. Everybody macacada. Everybody macacada. E também mandou servir uísque na feijoada. Do you like this, macacada? Do you like this, macacada. E ainda mandou tirar nosso samba da parada. Very good macacada. Very good macacada”.(Paulinho Soares).

O palco desta patomina é infelizmente a Assembléia Legislativa. E o seu autor, segundo as informações, é o seu Presidente. Que os deputados tenham juízo e façam arquivar este anteprojeto, pois a comunidade depois de tantos e tantos dissabores não merece mais este. Se houve desatinos em outros estados, este é o exemplo que não pode e nem deve ser seguido.

(*) É Advogado em Cuiabá e ex-presidente da OAB/MT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário