Em Santarém, porto já planeja ampliação
Folha de São Paulo
Com perspectiva de aumento na movimentação de cargas, o porto de Santarém, no oeste do Pará, já planeja sua expansão. A ideia é quadruplicar a capacidade de transporte de grãos em Santarém. Será criado um novo terminal e a capacidade de movimentação deve subir para cerca de 8 milhões de toneladas por ano --hoje são cerca de 2 milhões.
A maior parte das cargas chega a Santarém por meio de uma hidrovia no rio Madeira, em Rondônia.
A conclusão das obras está prevista para o final de 2014, segundo Celso Lima, administrador do porto. Para isso, uma licitação deverá ser lançada até o fim do ano. A obra está orçada em cerca de R$ 150 milhões.
O aumento na demanda do porto de Santarém deve se acentuar com a hidrovia Tapajós-Teles Pires e também em razão das obras de pavimentação da BR-163, que liga Cuiabá a Santarém.
A previsão é que até o final de 2014 a rodovia esteja totalmente pavimentada.
Também há planos para uma ferrovia entre Cuiabá e Santarém, com prazo de cinco a dez anos. O porto de Itaituba (PA), que movimentou 63 mil toneladas em 2011, também deve ser expandido.
Folha de São Paulo
Com perspectiva de aumento na movimentação de cargas, o porto de Santarém, no oeste do Pará, já planeja sua expansão. A ideia é quadruplicar a capacidade de transporte de grãos em Santarém. Será criado um novo terminal e a capacidade de movimentação deve subir para cerca de 8 milhões de toneladas por ano --hoje são cerca de 2 milhões.
A maior parte das cargas chega a Santarém por meio de uma hidrovia no rio Madeira, em Rondônia.
A conclusão das obras está prevista para o final de 2014, segundo Celso Lima, administrador do porto. Para isso, uma licitação deverá ser lançada até o fim do ano. A obra está orçada em cerca de R$ 150 milhões.
O aumento na demanda do porto de Santarém deve se acentuar com a hidrovia Tapajós-Teles Pires e também em razão das obras de pavimentação da BR-163, que liga Cuiabá a Santarém.
A previsão é que até o final de 2014 a rodovia esteja totalmente pavimentada.
Também há planos para uma ferrovia entre Cuiabá e Santarém, com prazo de cinco a dez anos. O porto de Itaituba (PA), que movimentou 63 mil toneladas em 2011, também deve ser expandido.
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