quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Neopatriotismo

Do Blog Net 7 Mares [net7mares@gmail.com]
(Inspirado no soneto de Herculano Alencar vide abaixo)

Queria orgulhar-me do meu País,
Amá-lo como tanto amava antes...
Meu Brasil, um gigante entre os gigantes,
Grandeza que me fazia feliz.

Queria voltar a sentir, no peito,
Os sons do hino que me arrebatavam,
E ver que, no verde e amarelo, estavam
A fé e a esperança como preceito.

Queria, mas, já, nem querer, mais posso,
Porque meu país, agora, é um troço
Onde a ambição, a mentira e o cinismo

Dos que governam ignaros e omissos,
Forjam, naqueles, este compromisso:
"No saldo bancário, o meu patriotismo".

Posseiro da pátria
De Herculano Alencar

Eu amo a minha pátria brasileira,
com um amor calado, cego, surdo...
Amor traído que, apesar de tudo,
fulgura junto as cores da bandeira.

Amor que me incorpora nas fileiras
dos renegados do seio materno
e que entrega, ao céu ou ao inferno,
minha gota de sangue derradeira.

Eu amo o meu país dessa maneira!
Com esse amor (sem eira e nem beira)
posseiro dos amores deserdados.

Amor carpido sob cumeeiras
de viadutos, céus e ratoeiras,
por onde Deus  esconde seus soldados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário