domingo, 4 de dezembro de 2011

1º Ano – Primeiro degrau (**)

Antenor Pereira Giovannini (*)

Novo ano e estamos no Carequinha outra vez. “Sala nova, colegas novos e antigos, mas a alegria é igual, a barulheira é a mesma. Nossa, tem cadeiras diferentes! E os banquinhos, as mesinhas de desenho da Tia Suellen, da Tia Tatiane, da Tia Virlândia? Ficaram para trás.... Xiii, tem professoras novas! Maria Lúcia, Elenice, Maria Delza. Será que são tias, também? A sala é nova, também. E olha quantas figuras na parede!!!.

Puxa, tudo é novo! . Os materiais e muitos livros cheios de figuras Como é que vai ser agora com tanta coisa nova?”

Os meses passam e aquelas figuras logo se transformam em letras. Logo o A, o B e o C já não são as estranhas desconhecidas do começo. Mais alguns meses e já chegamos ao X e ao Z . Já sabemos o abecedário. O passo seguinte e saber que das letras surgem as palavras . Tudo é fascinante. Vamos montando umas as outras e palavras como sala, lápis, elefante, já não são mistérios. Logo corremos para casa e mostramos nossas novas descobertas . As letras e as palavras vão sendo escritas no caderno ainda com contornos hesitantes, mas tortos e pacientemente corrigidos pelas professoras, sempre com a ajuda da Sara, da Soraya, da Ana Carla.

De volta das férias de meio de ano, mais um passo, mais conquistas. As letras que viraram palavras, agora se transformam em frases . Como é que se controla essa alegria de poder escrever uma frase inteira, por menor que seja. “Eu amo a mamãe”. “Meu papai querido”. “Minha professora é linda” “Eu gosto da minha escola”.

Conseguimos. Chegamos lá.

Chegamos ao final do nosso 1º ano e temos nossa primeira formatura. Não vamos nos esquecer jamais, seja lá quanto tempo se passar. Nossos caminhos continuarão. Alguns no próprio Carequinha, outros em outras escolas.

Nosso primeiro degrau foi alcançado. E não é apenas um simples degrau . É o primeiro grande movimento em direção ao infinito. A partir daqui e bem à nossa frente vão estar o ensino básico, o ensino médio, o ensino superior, Pós Graduação, Mestrado, o infinito. E tudo porque acabamos de subir o nosso primeiro degrau, esse que estamos terminando hoje com a festa de formatura, a nossa primeira formatura. Tem como esquecer o nosso primeiro degrau?

Nosso muito obrigado a cada uma de vocês professoras e assistentes.Obrigado pela paciência. Obrigado por nos encaminhar para o mundo não apenas de figuras, mas também de letras, palavras e frases. Obrigado por nos fazer um pouco mais cidadãos..

(*) Aposentado e agora comerciante morador em Santarém
(**) Texto lido durante a festa da 1ª formatura da minha querida Giovana, que devidamente alfabetizada ruma para seus novos desafios. Parabéns filha querida!

3 comentários:

  1. PARABÉNS GIGI! Minha florzinha querida. Nós estamos muito felizes por sua conquista. Te amamos muito. Um beijo grande no seu coração da irmã Claudia, do Lucas, do Renan, da Bianca e do Pedro.

    ResponderExcluir
  2. ANTENOR,

    PARABÉNS PARA A GIOVANNA E A VOCÊ PELO BELÍSSIMO TEXTO.
    DESCULPO-ME, MAS NESSA EU TIVE QUE FALTAR!!!
    BEIJOS E BOA SORTE PRA GIOCA NO NOVO ANO LETIVO DE 2012.

    CHAGUINHA AD

    ResponderExcluir
  3. Rabiscos do Antenor6/12/11 17:01

    Obrigado filha maior, netos queridos e amados, bem como amigo Chaguinha.
    Obrigado.
    A pequena irmã e já tia de marmanjos completou sua primeira fase e com louvor. O que no começo do ano era um mistério e incerteza, terminou sendo alegria em poder saber ler e escrever.
    Certamente essa emoção que todos nós que tivemos a oportunidade de aprender ler e escrever sente ao mostrar que isso se tornou possivel para eles também, é indiscretível.
    Espero que ela carregue para sempre esse momento e guarde o nome da professora Maria Lúcia que teve essa apaixonante missão de alfabetizar uma criança. Valeu a todos

    Rabiscos do Antenor/

    ResponderExcluir