quarta-feira, 16 de maio de 2012

Mato Grosso é terceiro maior produtor de sorgo

Só Notícias

Mato Grosso está entre os três Estados com maior representação na produção total do sorgo, com 308,7 mil toneladas estimadas (+ 51,7% em relação a safra anterior) em uma área de 154,1 mil hectares ( + 38,8%), segundo o último levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A frente estão Goiás, com área estimada em 325,8 mil hectares e produção e 1 milhão de toneladas e, Minas Gerais, com área de 134,8 mil hectares e produção de 419,6 mil toneladas.

Apesar de representatividade, o estudo aponta que a cultura tem sofrido grande instabilidade no decorrer das últimas safras, deixando de ser efetiva e se tornando facultativa na maioria dos Estados, inclusive com a migração do período de semeadura que estava estabelecido anteriormente.

O sorgo sofre, também, com concorrência de outras duas culturas semeadas praticamente no mesmo período: milho e soja. Estas duas apresentam melhor desempenho comercial e liquidez e, devido a estes quesitos, se tornam prediletas entre os produtores.

Nacionalmente, a projeção é que a área cultivada na atual safra fique em 856,4 mil hectares, com concentração no Centro-Oeste (528,4 mil hectares).

A produtividade média está prevista em 2.594 kg/ha, com melhor média analisada no Paraná (3.700 kg/ha). Já a produção nacional prevista é de 2.221,7 mil toneladas, 4,4% inferior ao colhido na safra anterior.

O sorgo é muito utilizado na alimentação de animais.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário