quinta-feira, 17 de maio de 2012

Saudades das antigas CPIs

Ricardo Noblat (*)  

Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ou Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) é instrumento da minoria para atanazar a vida da maioria. Sempre foi assim e sempre será em qualquer parte onde haja democracia - para valer ou de mentirinha. Então Lula, ainda sob o efeito dos remédios que tomou para se curar do câncer na laringe, trocou o sinal e inventou a CPI da maioria para incomodar uma minoria que não faz mal a ninguém - muito menos ao governo. Por incompetente, só faz mal a ela mesma. 

Lula queria pegar Marconi Perillo (PSDB), governador de Goiás e seu desafeto pessoal; a VEJA, a quem acusa de ter inventado escândalos para derrubar o seu governo; e retardar o julgamento do mensalão. 

Coberto de escoriações, Perillo pediu que a Justiça investigasse suas ligações com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. Ofereceu-se para depor na CPI. Sairá machucado. Mas como controla a Assembléia Legislativa do seu Estado, preservará o mandato. 

Delegados da Polícia Federal disseram na CPI não ter encontrado nada demais nas conversas entre Cachoeira e Policarpo Jr., repórter da VEJA. O Partido da Imprensa Governista (PIG) na internet não se conformou com a palavra deles. 

Se não desse para retardar o julgamento do mensalão, a CPI deveria servir pelo menos para dividir com ele a atenção do distinto e manipulável público. Era o que imaginava Lula. Deu errado. A CPI apressou o julgamento. 

CPI de minoria é uma zorra atraente e tropical. Há muitas brigas e intensos debates. A maioria tenta liquidá-la de cara. E quando não consegue faz tudo para que avance aos tropeções. 

Às vezes a CPI escapa do fracasso porque o acaso lhe presenteia com um motorista de boa memória, uma secretária das mais certinhas, a ex-mulher repleta de mágoas ou um documento comprometedor. 

CPI da maioria, como esta do Cachoeira, é de um comportamento exemplar. E por isso chatíssima. Sem grandes emoções. Tudo segue sob o controle exclusivo do governo. 

Do governo, não, que dona Dilma faz de conta que nada tem a ver com a CPI. Nega que tenha cedido ao apelo de Lula para vê-la instalada.

Para não irritar dona Dilma: tudo segue sob o controle exclusivo dos partidos que por "coincidência" apoiam o governo. Melhor assim? 

Sem essa de permitir a divisão da CPI em sub-relatorias, como sugeriu a oposição. Pegaria mal para os partidos do governo indicar todos os sub-relatores. Fiquemos, portanto, apenas com um relator. 

Sem essa de dividir com a oposição o comando da CPI, como no passado remoto. Bons tempos aqueles. O governo emplacava o presidente ou o relator da CPI. O cargo que sobrasse era da oposição. 

Agora, não. O presidente é do PMDB chapa branca. A relatoria, do PT da confiança irrestrita de Dilma. 


Bons tempos também foram aqueles onde as informações circulavam livremente entre os integrantes da CPI - e deles acabavam vazando para os jornalistas. 

Antes que me esqueça: o direito à informação não é dos jornalistas, é do público. Que se tivesse consciência disso brigaria mais por ele. 

Adiante. As informações recebidas pela CPI do Cachoeira são tratadas como segredos de Estado. Ou segredos nucleares. Ou algo do gênero. 

O grosso do que uma CPI como essa teria de apurar já foi apurado pela Polícia Federal e o Ministério Público. Não se espere que ela progrida na base de confissões espontâneas ou forçadas. Nem por isso lhe faltará serviço se quiser pegar no pesado. 

E a Delta, hein? Cachoeira era sócio do diretor da Delta no Centro-Oeste. E Fernando Cavendish, dono da Delta, levou um susto quando soube. Dá para acreditar? 

A Delta está caindo de madura no colo da CPI. Bem como a verdade a respeito de uma eventual parceria entre Cachoeira e Cavendish. 

De resto, por que um frigorífico onde o BNDES injetou dinheiro está para comprar sem desembolsar um tostão a empreiteira que mais cresceu no país nos últimos anos? Que tem obras em todos os Estados? 

Cavendish conformou-se em perder o império que construiu? 

Toda essa história cheira muito mal. Seria um prato cheio para CPIs ao estilo das de antigamente. 

(*) Jornalista e responsável pelo Blog do Noblat do jornal O Globo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário