Edilberto Sena (*)
Conta a história antiga que um dia dom João VI, já em Portugal, de volta do Brasil, pressionado pela oposição política do reino, escreveu ao filho dom Pedro - "meu filho, antes que um aventureiro lance mão de coroa, venha depressa e assuma o trono.”
Esse episódio passado se repete hoje na atitude de vários políticos.
Mesmo o mundo tendo evoluído em outros setores da sociedade, o nepotismo é um micróbio que gera câncer. Dom Pedro viajou em batelão à vela e a vento, quando veio ao Brasil e retornou a Portugal e era rei. Hoje se viaja em avião, usa internet, fala ao telefone celular. Mas o nepotismo escandaloso está bem aqui também em Santarém que não é a de Portugal.
O pai do jovem vereador, sai da Secretaria de agricultura e abastecimento, Semab mas deixa o filho em seu lugar, como se ele fosse dono de uma fazenda, ou será que é? Tal comportamento fendal levanta uma série de interrogações, que talvez um dia a prefeita, ou o secretário de planejamento venha a esclarecer à população.
Qual a competência que tem o jovem rapaz para assumir uma secretaria de agricultura? Quais foram os critérios para a escolha desse rapaz para um cargo tão complexo como é a Semab? Por que ele deixa o cargo de vereador para a qual foi eleito e está bem disposto aceitar coroa deixada pelo pai? Ou a Câmara de vereadores de Santarém não tem importância nenhuma, ou a Semab tem outro atrativo sedutor. Salário só não pode ser, pois são equiparados nos dois cargos.
Por que será que esse pai afetuoso tem tanto poder na prefeitura ao ponto de dizer ao filho - antes que outro aventureiro lance mão da coroa, vem deixa lá a câmara de vereadores e assume aqui a semab?
O petulante novo secretário de agricultura fez um discurso de posse cheio de promessas que mais parecem fumaça flutuando ao vento. Mesmo sabendo da falta de recursos financeiros, promete parecerias, atenção aos mercados da cidade e até promete resolver a questão do programa luz pata todos, além da limpeza dos ramais. Só faltou prometer o paraíso aos agricultores familiares. A experiência política garante que nepotismo nunca foi sadio em nenhum lugar, por que dará certo em Santarém? Isto é, para a sociedade...
(*) Sacerdote e Diretor da Rádio Rural de Santarém (PA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário