sábado, 19 de março de 2011

Cupuaçu

Cultura do cupuaçu receberá atenção da Sagri/PA

Um dos eixos de atuação estratégica da Secretaria Estadual de Agricultura do Pará (Sagri) no atual governo é o fortalecimento da área da fruticultura.
Para isso, o órgão vem buscando parcerias com cooperativas, prefeituras e outros setores, com o objetivo de incrementar algumas culturas a partir de amplo programa de produção de mudas e de melhoramento genético dos produtos.

Nesta terça-feira (15), o titular da Sagri, Hildegardo Nunes, esteve reunido com dirigentes da Cooperativa Agrícola Mista de Tomé Açu (Camta) para discutir detalhes de uma dessas parcerias.
Pelo programa, a Sagri vai adquirir, com recursos próprios, 60 mil sementes de cupuaçu melhoradas geneticamente para possibilitar a formação de cerca de 57 mil mudas a serem distribuídas a 400 pequenos produtores das regiões com potencial para o cultivo do fruto.

A meta, além de aumentar a produção, é oferecer ao produtor mudas resistentes a doenças, principalmente a "vassoura de bruxa", que ataca as plantações e compromete o desenvolvimento vegetativo e a capacidade de produção da planta.
Como a Camta é uma das referências no Estado no trabalho de produção de mudas de várias espécies frutíferas, a secretaria fechou parceria para viabilizar 20 mil mudas de cupuaçu que serão distribuídas aos produtores das regiões do Vale do Acará e do Tocantins, além de associados da própria cooperativa.

As 40 mil sementes restantes serão transformadas em mudas por meio de outros parceiros, como as Unidades Agropecuárias da Sagri e as prefeituras municipais.
O Pará é o maior produtor nacional de cupuaçu.

No ano de 2010, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE - foram produzidas 40.548 toneladas do fruto, muitos dos quais, segundo a Sagri, provenientes de plantas de baixa ou nenhuma qualidade genética e pouco resistentes à "vassoura da bruxa", daí justificar o programa.
"Nos próximos quatro anos, a Fruticultura terá uma atenção especial no Estado", ressaltou Hildegardo. Além do cupuaçu, outras culturas também receberão atenção especial do Governo do Estado.

Nota do Blog: Será que Santarém está sabendo disso????

Nenhum comentário:

Postar um comentário