terça-feira, 31 de agosto de 2010

Pesquisas eleitorais

Particularmente minha credibilidade em políticos e em pesquisas eleitorais é exatamente igual, ou seja: nenhuma.

De qualquer modo não há como não achar estranho o repentino progresso da Tia contra o palmeirense Serrinha pela disputa do Planalto. Os números indicam 52% de aceitação. E eu nem fui entrevistado.

Pela internet se encontra tudo inclusive o levantamento realizado por alguém também cético com relação aos números que obteve um resultado que causa no mínimo estranheza.
Vejamos a análise da pesquisa IBOPE:
Foram entrevistadas na região Norte/Nordeste: 840 pessoas (quantos eleitores existem nessas regiões? )
No Estado de São Paulo inteiro: 574 pessoas (temos que convir que seja um número ridículo
Minas Gerais: 256 pessoas (sendo o 2º maior colégio eleitoral do País)
Região Sul: 378 pessoas (menos eleitores que em Minas Gerais)
Rio de Janeiro: 278 pessoas????
Região Central : 182 pessoas (brincadeira!!)

Ou seja: Quase 34% dos entrevistados do Norte e Nordeste. Temos que convir que é bem proporcional e transparente.

Agora o que mais chama atenção vendo essa pesquisa do IBOPE que acusou esses números são as cidades que ocorreram as pesquisas:
As cidades de GARRAFÃO DO NORTE, RIACHÃO DO JACUÍPE, BARBALHA, ITAPISSUMA, (Alguém já ouviu falar?) Todas do Norte e Nordeste, foram entrevistadas 14 pessoas cada uma...Ah... também em GARANHUNS, cidade do nosso Presidente mais 14 pessoas....
No Sul e Sudeste cidades como Santos, Campinas, Ribeirão Preto, Florianópolis, todas com 14 pessoas entrevistadas . Temos que convir que essas cidades possuem mais eleitores que todo o Nordeste .
E mais:
Niterói, Barueri, Osasco, Mogi das Cruzes e São Bernardo do Campo 7 (Sete) pessoas cada uma .....
Cidades como Bauru, Marília, São José dos Campos, São José do Rio Preto, por exemplo, não foram "escolhidas" p/ essa pesquisa.
Basta abrirem o site do IBOPe para visualizarem tais resultados.

A Tia pode realmente ter essa vantagem. Mas, haja com lisura e transparência e não colocar um percentual desse gênero em 2506 entrevistas em cidades onde o currutelo eleitoral é exatamente o terreno da interessada.

Por isso, pesquisa eleitoral é quem nem promessa de candidato em horário político. Não vale nada! Tudo na base do faz de conta !

Um comentário:

  1. oi querido chefinho, vc tem razão a tia é tão corajosa que cnbb no dia 22 0u 23 de 08 promoveu um debate na tv canção nova e rede aparecida e a mesma não compareceu...
    porque será?

    ResponderExcluir