quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Futebol – Esporte ou Guerra

Freqüentemente observamos noticias a respeito da violência que envolve o mundo do futebol. Uma violência absolutamente gratuita originária de pessoas insanas e totalmente desequilibradas.

Na grande maioria as chamadas torcidas organizadas estão envolvidas causando transtornos muitas vezes irreversíveis.
Hoje se observa a noticia de que conselheiros da Portuguesa de Desportos após uma derrota entraram no vestiário armados e ameaçaram técnico, jogadores.
Coisa insana e sem qualquer sentido lógico. Apenas um esporte. Apenas uma partida de futebol.
Porém temos que deixar claro a culpabilidade pela falta de punição rigorosa pelos responsáveis pelo esporte.
Não basta mudar o mando de campo na próxima partida, não basta dar uma multa financeira. Tem que haver rigor. Identificados deveriam afora ser penalizados e processados civilmente, deveriam ser banidos da presença em qualquer praça esportiva.
Afora isso, o clube deveria ser penalizado também de forma rigorosa. Perda de pontos, eliminação do campeonato, rebaixamento sumário.
Com isso, começaria haver um pouco de discernimento que se trata apenas de um esporte e não de uma guerra. Prejudicando o clube, o seu torcedor começaria a pensar duas vezes em cometer barbárie dentro e fora de campo. E aqueles torcedores que apenas torcem também começariam a pressionar para que tais vândalos e marginais deixassem de freqüentar as praças esportivas.
Mas, tudo isso é utopia. Acabaram de arquivar a Máfia do Apito que comprovadamente agiu em beneficio escusos e merecia punição exemplar, não se pode esperar muito para que tais fatos não se repitam. O exemplo vem de Brasília. Não precisa dizer mais nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário