segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Código de Postura um enfeite de gaveta

Já tivemos oportunidade de expor várias vezes a situação de nossa cidade de Santarém que sem Código de Postura apresenta uma série de irregularidades que nossos dirigentes dão muito pouco caso, tornando-a uma cidade sem lei e principalmente sem ordem.


- Nossas ruas intransitáveis. As que possuem um arremedo de asfalto com buracos e mais buracos. As de terra por si se imagina suas condições e o que é pior, não de trafego de veículos, mas, de pedestres.
- Casas sem coletor de dejetos em suas pias faz com que a rua se torne seu receptor.
- Apenas 20% da cidade com calçadas sendo que dessas apenas 10% são transitáveis devido aos desníveis em que foram construídas. Umas com declives, outras com degraus, outras sem degraus, obrigando aos pedestres a literalmente a andar na rua disputando espaço com quem tem direito ao seu uso que são todos os tipos de veículos.
- Ordenamento de ruas onde cada um faz o que quer para usar um espaço que não deveria lhe pertencer e sim ao poder público que são as calçadas. Construções que avançam por sobre elas e praticamente chegam até o limite junto ao meio fio. Quando não é por baixo é por cima onde construções de um ou mais andares avançam por sobre as calçadas.
- Pior ainda que quando há calçadas sempre existe algum empecilho para o pedestre: ou são entulhos, materiais de obras, restos de obras, lixo puro, ou até mesmo jardins com plantas de todos os tipos e tamanhos; ou quando não existe algum tipo de comércio, pequeno, médio ou grande. Importante é o puxadinho para que alguém monte um comércio.
- Terrenos baldios espalhados por toda a cidade inclusive no centro, onde prevalece à valorização imobiliária sem preocupação com lixo, mato, calçadas, muros, tornando-se um foco principalmente de doenças pelo agrupamento de bichos peçonhentos principalmente ratos e mosquitos.
- Sem lei de zoneamento urbano onde cada bairro é construído o quem quiser. Em área que deveria ser residencial há todo tipo de comércio e vice-versa. E continua proliferando. Sem qualquer impedimento.

Apenas alguns tópicos entre tantos que convivemos, mas, que nossas autoridades não se preocupam para que haja correções. O Código de Postura usado em todas as demais cidades aqui é apenas um enfeite de gaveta.
E nossa Câmara mais preocupada com a redução da jornada de trabalho deles do que com essa situação. Isso porque “trabalham” 3 dias e querem reduzir para 2 dias, mas com os mesmos vencimentos. Merecem “aplausos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário