sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Catarata

Google 

A catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, Diabetes mellitus, uveítes, uso de medicamentos, etc.. Tipicamente apresenta-se como embaçamento visual progressivo que pode levar a cegueira ou visão subnormal. 

É uma doença conhecida há milhares de anos e sua cirurgia já é realizada há séculos. 

Atualmente, a técnica cirúrgica mais moderna para o tratamento da catarata consiste na remoção do cristalino por micro fragmentação e aspiração do núcleo, num processo chamado Faco-emulsificação, e posterior implante de uma lente intra-ocular. 

A evolução da técnica permite hoje incisões muito pequenas, entre 2 e 3 milímetros, o que dispensa a necessidade de sutura e possibilita que o paciente seja submetido à cirurgia de catarata com anestesia tópica (apenas colírios), saindo da sala de cirurgia já enxergando, com uma visão bem próxima da visão esperada, a qual costuma ocorrer em cerca de 1 mês após a cirurgia. 

Cirurgia a Laser 

Folder da Eye Clinic

No passado a cirurgia de catarata era realizada sob anestesia geral, com internação por diversos dias e era considerada de alto risco. Após a cirurgia, a pessoa passava a usar óculos de alta distorção.

Hoje o resultado da cirurgia é altamente previsível, a recuperação é rápida e, geralmente, a permanência na clínica oftalmológica após a cirurgia é de apenas algumas horas. 

Para tornar isso possível seu oftalmologista especializou-se em uma notável técnica denominada facoemulsificação. 

Embora seja bastante complexa e exija do cirurgião alta habilidade e conhecimento, a cirurgia por facoemulsificação com evolução normal leva cerca de meia hora. A permanência no centro cirúrgico é de aproximadamente de duas horas, incluindo preparo pré-operatório, a cirurgia e a recuperação pós-cirúrgica.

Em São Paulo uma clinica que possui toda essa estrutura de atendimento chama-se Eye Clinic localizada na Av. República do Líbano, 1034/1100 com telefones (011) 3884-2020 e (011) 3884-7680 e tendo e-mail eyeclinic@eyeclinic.com.br e o site www.eyeclinic.com.br

A cirurgia é realizada através do LenSx Laser da Alcon , o primeiro laser de femtossegundo aprovado para cirurgia de catarata, que representa um avanço para a técnica cirúrgica. 

Agora, várias etapas desafiadoras antes executadas manualmente podem se realizadas a laser de modo preciso e previsível com acuidade e reprodutibilidade computadorizada.

Um comentário:

  1. O blogueiro não tem o que reclamar desde a primeira consulta até agora passadas quase 2 semanas da cirurgia de catarata do olho esquerdo já que o olho direito tinha ocorrido uma semana antes. Um show de atendimento onde a cirurgia acaba sendo apenas um detalhe . Valeu Eye Clinic e aos senhores médicos de extrema capacidade e principalmente relacionamento com pacientes ... Recomendo com maios prazer

    Rabiscos do Antenor

    ResponderExcluir