quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Redução no custo de frete

Hidrovia Teles Pires reduziria em cerca de 40% no custo do frete

Tapajós é uma das frentes que o Movimento Pró-logística MT, encampa para que o escoamento da safra do Estado seja facilitado e barateado.

O novo modal de transporte reduziria cerca de 40% no custo do frete.
O impacto ambiental também será menor, pois haverá menos consumo de combustível. 

Segundo o Coordenador Executivo do Movimento, Edeon Vaz Ferreira, neste momento já está sendo licitado o Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA). O projeto deve levar 18 meses para ser concluído nos rios Juruena, Arinos, Teles Pires e Tapajós.
“A hidrovia Teles Pires- Tapajós será a partir de Sinop até Santarém e terá a extensão de 1.576 quilômetros”, explicou Edeon.

Outras prioridades do Movimento são a conclusão das BRs 163 e 158 e, ainda, a implantação e pavimentação das BRs 242 e 080.
A implantação da Ferrovia de Integração do Centro Oeste (Fico) também está em pauta.

A finalização da BR 163 é uma luta antiga dos produtores rurais de Mato Grosso. Segundo Edeon Vaz Ferreira, a pavimentação entre Guarantã do Norte, em MT, e Santarém, no Pará, deve estar concluída até o final de 2013.

A BR 158 tem um diferencial, porque há uma reserva indígena no meio do caminho.
O trecho de Barra do Garças (MT) até a reserva fica pronto ainda neste início do ano, e da reserva até a divisa com o Pará em meados de 2013.

Os projetos de pavimentação no contorno da reserva indígena, um trecho de 185 quilômetros, ainda estão sendo elaborados.

A BR 242, a chamada Leste-Oeste, que liga a BR 163 à BR 158, está em obras.
De acordo com Edeon Vaz Ferreira, o trecho entre Nova Ubiratã e a comunidade de Santiago, na MT 130, fica pronto ainda este ano.
Da rodovia estadual até o município de Querência ainda está em fase de projeto. Já a pavimentação de Querência à BR 158 está concluída.

Já na BR 080 foi contratado em março de 2011, os projetos básico executivo e ambiental e a empresa responsável tem 510 dias para entregar.

Em relação à ferrovia, Edeon diz que está sendo licitado entre fevereiro e março o projeto executivo que deverá estar concluído até abril de 2013. A partir daí, começa a contratação e a execução da obra que deve ser entre Campinorte e Lucas do Rio Verde (890 quilômetros).

A previsão é que esteja concluída até o final de 2014. 

Nota do Blog: Permitam perguntas: " Os eco-chatos já aprovaram tudo isso"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário