quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Igreja é povo que se organiza

Edilberto Sena (*)

Na comunidade católica inicia o tempo favorável, de 40 dias de avaliação. Todos são convocados a verificar se continuam comprometidos com o projeto de Cristo, ou se desviaram o caminho, por conta de comodismo egoísmo, ou outro motivo. O povo de Deus nesta diocese, passa por três momentos significativos nesta primeira semana quaresmal. 

Logo mais à noite será ordenado mais um presbítero a serviço do povo, o padre Marcilio Serrão; também hoje pela amanhã inicia um seminário de estudo sobre uma das prioridades pastorais da diocese. Várias lideranças cristãs estarão refletindo durante dois dias sobre a Amazônia e o desafio para a evangelização.

E outro momento será a transferência do bispo, Dom Esmeraldo Barreto para Porto Velho. Ele deixa Santarém ainda nesta semana. Os três momentos ligados à fé dos cristãos convidam ao amadurecimento da vida cristã do povo.

Que importância tem um novo padre hoje? Por que um jovem moderno aceita consagrar sua vida a uma missão exigente como a de um padre? Também, por que um seminário de estudo sobre a Amazônia promovido pela Igreja em plena quaresma? O que tem a ver as questões econômicas, sociais e ambientais com a religião? E por fim a saída do bispo da diocese, onde viveu 5 anos e o povo católico já estava se acostumando a ouvir sua voz e se deixar guiar por sua liderança? Por que essa saída brusca? O que Deus está querendo com o seu povo neste inicio de quaresma?

Eis o tempo favorável para a revisão de vida e escutar Deus. Ele nos fala por sinais, já que somos limitados e não podemos escutar a fala de Deus. Ele nos comunica através de outros meios ao nosso alcance. É preciso aprender a ler os sinais dos tempos e nestes dias, esses três momentos são sinais de Deus, a ordenação do novo padre, o seminário sobre a Amazônia e a transferência do bispo Dom Esmeraldo de Santarém para Porto Velho.

Como a quaresma é um tempo favorável para avaliações de caminhada, revisão de vida, é portanto, uma oportunidade para se escutar Deus pelos sinais do tempo. A páscoa é uma celebração de vitória de Cristo e de quem se converte.

(*) Sacerdote e Diretor da Rádio Rural de Santarém (PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário