sexta-feira, 4 de março de 2011

Fila portuária

Termina a fila de caminhões em direção ao porto de Paranaguá

Terminou na madrugada desta sexta-feira a fila de caminhões à espera de escoamento da safra de grãos no porto de Paranaguá (PR).

Desde o início da semana, com a intensificação da colheita da safra de soja, caminhões chegaram a formar uma fila de 30 quilômetros de extensão no acostamento da BR-277 à espera de vaga no pátio de triagem do porto.

A expectativa da direção do terminal é de que o fluxo de escoamento das cargas de grãos seja normalizado a partir de agora, sem o acúmulo de caminhões na 277, principal ligação ao litoral do Paraná.

A direção da APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) emitiu hoje comunicado pedindo que os operadores portuários respeitem o sistema de organização para despacho de grãos. A finalidade é evitar filas.

Chamado de Carga Online, o sistema registra a data em que os produtores podem despachar os carregamentos do campo, com a garantia de embarque nos navios.

Nota do Blog: Entra ano, sai ano e a coisa não se modifica. O que talvez modifique seja o aumento no número de caminhões estacionados ao longo da rodovia. Pior é saber que muitos veículos são originários do Mato Grosso (atual maior produtor de soja do País) e parte dessa carga poderia sair por Santarém economizando cerca de 1000 km além de diminuir o custo em USD 15,00 p/ton que custa hoje a mais para levar para Paranaguá ou Santos. Mas, para que se importar com isso se podemos fazer bosquinho em torno do porto. Afinal porto atrapalha o pôr do sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário