segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Os VVCs do futebol ... vândalos , vagabundos e covardes

Antenor Pereira Giovannini (*)

Hoje se abre o noticiário e as manchetes esportivas são as mesmas ... brigas dos chamados torcedores de futebol que nada mais são do que vândalos , vagabundos e covardes 

As demonstrações de insanidade mostram porque são vândalos; para ficarem para cima e para baixo atrás de seus clubes mostram porque são na maioria vagabundos, não fazem nada e por último covardes porque sozinhos são cordeiros mas em grupos se tornam enormes dragões .... isso sintetiza o que são as chamadas torcidas organizadas .. 

E ainda tem gente que dá importância a esse esporte que um dia era apenas uma distração, um divertimento e até gozações com amigos e parentes mas de forma sadia, saudável e que terminava de forma harmoniosa . 

Quantas e quantas vezes junto ao meu saudoso pai que gostava de ir ao estádio sentávamos ao lado de torcedores do adversário e nem por isso havia xingamentos, e muito menos agressões ... Lembro uma vez entre um Palmeiras x Portuguesa que um senhor lusitano junto com seu filho sentaram-se ao lado e meu pai que trabalhava numa empresa portuguesa entrosou um papo que virou uma aposta de sanduíches após o jogo ... e ao fim do jogo lá estava senhor Leontino a sacar o dinheiro para pagar mais 2 sanduíches devido a derrota do nosso time .. e tudo acabou ali na praça Charles Müller num bate papo e fomos embora sem qualquer bronca porque naquele tempo era apenas um esporte onde sempre um teria que ganhar e eventualmente poderia haver um empate ... e mais nada . 

Quantos amiguinhos da escola corintianos e são paulinos que logo na segunda feira ou vinham me gozar ou eu a eles ... mas nada de agressões ou da geração de ódio pelo motivo deles torcerem por outro clube .. nada disso ... 

Hoje isso tudo virou fumaça ... e já faz algum tempo que essa selvageria persiste e o que se observa que por mais que haja alguma atitude policial existe a parceria nojenta e promíscua dos clubes com essas instituições . 

Por mais que um lado da corda puxe o outro lado puxa mais forte ainda e a coisa entra ano, sai ano é a mesma coisa. Há um coluio entre clubes, torcidas organizadas, dirigentes e certamente políticos que ajudam a mante-las abertas já que certamente dá votos.

Por isso e por outras falcatruas que esse esporte se transformou que este velho de 66 anos deixou de há muito de sequer a assistir quanto mais discutir, ou mesmo gozar muitos amigos que sabem que sou torcedor do Palestra/Palmeiras ... Enoja apenas ler os títulos porque nem as matérias trazem qualquer novidade e por isso, o meu dinheirinho e principalmente perder tempo vendo ou ouvindo como sempre gostei de fazer ... nunca mais ... 

Que o esporte fique com esses VVCs que ao que parecem são muito mais fortes que a legislação esportiva, penal desse País que já é grande em termos de Faz de Contas das coisas e no esporte e nesse esporte especificamente não poderia ser diferente .
Triste realidade .

(*) Aposentado e morador em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário