sábado, 22 de janeiro de 2011

Açaí

Sagri/PA discute parceria para ampliar a cadeia produtiva do açaí

Uma grande parceria, envolvendo os governos federal, estadual e municipais, além de entidades ligadas ao setor da fruticultura, visando dinamizar a cadeia produtiva do açaí no Estado, foi discutida no último dia 11, em reunião realizada na Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri).

O encontro, presidido pelo secretário Hildegardo Nunes, contou com a presença do senador Fernando Flexa Ribeiro (PSDB), da secretária adjunta da Sagri, Eliana Zacca, e de representantes da Associação de Batedores Artesanais de Açaí, do SindFrutas (Sindicato das Indústrias de Frutas e Derivados do Estado do Pará) e do Ministério da Agricultura.

“Queremos viabilizar projetos que dinamizem a cadeia produtiva do aça&ia cute;. Para isso, defendemos uma grande parceria entre as diversas esferas de governo e o setor, para que possamos estabelecer ações que impulsionem a produção do açaí”, destacou o secretário.

Entreposto
Hildegardo Nunes também enfatizou a importância do açaí no aspecto social e na pauta de exportação paraense, como fonte de geração de renda, emprego e divisas para o Estado.

A Associação dos Batedores de Açaí propôs a construção de um entreposto para lavagem e higienização dos frutos antes de serem distribuídos aos compradores, assunto que voltará a ser discutido em outras reuniões. Durante o encontro, técnicos da Gerência de Fruticultura da Sagri apresentaram um quadro da cultura do açaí e a minuta de um decreto que já vem sendo discutido para regulamentar a atividade do batedor artesanal de açaí no Pará.

A reunião na Sagri foi a primeira de uma série que ainda será realizada para dinamizar a cultura no Estado.

Nota do Blog: Uma cultura tão importante em termos de renda para o Estado e tratado de forma tão artesanal. Fazer o que? Apenas lamenta-se quanta perda de tempo e dinheiro por falta de ações e interesses concretos. Quanto há muita reunião em gabinetes e pouca ação no campo, pode se ter certeza que a coisa não anda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário