domingo, 11 de maio de 2014

Será que importa dona Lourdes?

Antenor Pereira Giovannini (*)  

Mais um dia das mães ... juntos ... dona Lourdes .. 
Isso entendo que seja o principal ... o fundamental ... 

Não importa se a pele esteja mais enrugada, com mais manchas , se há necessidade em repetir as perguntas pela baixa audição, se os dedos devido a osteoporose estejam um pouco tortos, nada disso importa . 
Tudo se torna secundário. 

Importante que estamos aqui juntos, sentados no páteo do prédio , relembrando de coisas, ações, e vagando um pouco pela vida já vivida ou presente . 
Isso é o mais importante. 
Apesar da idade, vale lembrar que no mês que vem os 89 anos batem a porta, e sua memória continua, graças a Deus, mais lúcida do que nunca . 

A lembrança de suas andanças com sua amiga de trabalho Rosinha correndo em direção à igreja de São Bento diante do alarme que ecoava pela cidade de São Paulo durante a 2a. guerra mundial, lá pelos idos de 1944 .. 
Ou das peripécias do Pudim o cachorro de casa quando eu era adolescente com o gato Agnaldo ...(Giovana gargalha ao saber que o gato se chamava Agnaldo em homenagem ao seu ídolo Agnaldo Rayol) .
A triste lembrança da morte dos bichinhos ocorridas da mesma forma um mês de diferença do outro .. 
O esperar no portão que ônibus das 12,45hs me trouxesse da escola. 

Uma série de casos contados com paciência aguçando a curiosidade tanta da Giovana como da Yasmin que atentamente segurando nas mãos da avó, ouvem e cobram detalhes .. 
Não há como deixar de notar sua alegria em pode contar e rememorar tudo isso. 

O rosto se entristece e lágrimas escorrem pelas rugas ao lembrar de pessoas até então bem próximas que a abandonaram e nunca mais quiseram saber da senhora . 
Isso não somente a ela, magoa e deixa lacunas que certamente serão carregadas até o final dos dias ... 

Como ela mesmo concorda, pessoas que enquanto não havia tantas rugas, ou não havia tantas manchas no rosto, ou ainda quando seu andar não era sôfrego e pausado, quando os dedos não eram tão tortos, enfim, quando não havia nada disso, pessoas se aproveitaram e usufruíram muito do seu trabalho, da sua atenção e principalmente do seu amor .. 
Hoje devido a necessidade de auxílio de enfermeiras vive numa casa de saúde, e as lágrimas e a tristeza são pelo abandono de tantos desses .... 

Bato palmas e espanto a tristeza trazendo para alegria do dia de hoje e por ela estar conosco e mesmo que ela diga que somente sobraram nós dois, lhe digo que não importa ... as meninas estão ao seu lado, a Daniela está ao seu lado e eu como único filho continuo a seu lado ... 

Vamos rir e tomar uma taça de vinho para nos alegrar e viver o hoje . 
Feliz dia das Mães e obrigado pelo privilégio de receber a vida e poder vivenciá-la junto todo esse tempo .. O resto, será que importa , dona Lourdes ... creio que não .. 

Com lágrimas nos olhos solidário à sua mágoa, a observo se amparando nas netas seguindo de volta ao apto e continuando a tagarelar dos tempos que ela ia no auditório da antiga Rádio Nacional (depois Globo) ver e ouvir outro ídolo Orlando Silva ..... 

Obrigado dona Lourdes ... parabéns pelo seu dia .. 

 (*) Aposentado e morador em São Paulo 

6 comentários:

  1. Uma pura e terna homenagem a uma mãe. (Gentil Gimenez)

    ResponderExcluir
  2. Antenor
    Texto verdadeiro, simples mas de uma profundidade que vem do coração e nos comove e emociona. Minha mãe está no "ceu", mas certamente neste dia recebe pelo menos nossos pensamentos, relembrando carinho e afeto.Grande Abraço. Odilon

    ResponderExcluir
  3. Belo e singelo texto sr Antenor. Minha mãe já se foi e também viveu num asilo no final da vida. Era triste ver tantas e tantos à espera de alguém que os fosse visitar ... Ela já sem domínio de suas ações e já com a mente deteriorada apenas me ouvia falar mas eu sabia que ela entendia .. e ficávamos horas conversando ou apenas lhe fazendo carinho nas mãos .. Nada como tê-los com vida .. Parabéns ... Lendo seu texto não pude deixar de lembrar dos momentos passados no asilo ...

    ResponderExcluir
  4. ANTENOR,

    SOMENTE HOJE ( 13 DE MAIO...!!! ) É QUE CONSEGUIR ABRIR UM TEMPINHO NO CORRE-CORRE DO TRABALHO PARA LER O SEU TEXTO.. IRRIGADO DE AMOR, CARINHO, AFETO.. DE MUITO RECONHECIMENTO E COMPANHEIRISMO AO LADO DA DONA LOURDES E DAS MENINAS. A MINHA, AOS 86 ANOS ESTÁ EM TERESINA EM COMPANHIA DOS OUTROS FILHOS E FILHAS, NETOS E NETAS.. E ME VIERAM AS LÁGRIMAS, NUM MISTO DE MEA CULPA E FALTA DE AMOR, DE RECONHECIMENTO MESMO. ESPERO QUE DEUS AINDA NOS DÊ TEMPO A ELA, E A MIM.. PARA QUE EU POSSA FAZER O MESMO PELA MINHA MÃE... LINDO O SEU GESTO!! QUE DEUS ABENÇOE A VOCÊ E ELA!!!

    CHAGUINHA

    ResponderExcluir
  5. Maria Clara - São Paulo14/5/14 07:43

    Belo texto ... parabéns

    ResponderExcluir
  6. Sheila Bettina16/5/14 14:42

    Quanta nobreza de sentimentos! Vale o apelo as pessoas que jamais vão saber nessa vida o sentimento do verdadeiro AMOR! Parabéns Antenor por Ser esse grande homem e filho, sua envergadura moral te levará a uma paz de espírito inominável! Você merece!

    ResponderExcluir