sábado, 17 de maio de 2014

Cresce o número de gado confinado no Pará

Globo Rural 

A quantidade de pecuaristas que optam por confinar o gado tem aumentado na região Norte do país, mas ainda é uma pequena parcela. A preferência pelo pasto vem das condições favoráveis para o desenvolvimento da vegetação, além de plantas mais resistentes e problemas de logística para repor o rebanho. 

Durante o Rally da Pecuária, visitamos algumas propriedade no sul do Pará. O pecuarista Anacleto Bravos, da fazenda Olinda Bravos, localizada no município Água Azul do Norte (PA), faz cria, recria e engorda com o pasto cuidadosamente cultivado em sua propriedade. “Não estou preparado para fazer confinamento, e também não preciso. 
O pasto está bom, reformamos quando precisa e ele dura mais de dez anos”. 
A explicação está em plantas mais resistentes, como a braquiária, e também nas chuvas constantes e abundantes, que resultam em apenas 70 dias de seca. 

Na fazenda Santa Clara, o discurso de Acioli José Teixeira, proprietário e administrador da propriedade, é o mesmo. Vindo de Goiás, Acioli chegou ao Pará há 30 anos e explica o porquê de ter se fixado no Estado. “Quantidade, qualidade, fertilidade, clima, topografia e chuvas fizeram eu me apaixonar por esse lugar. É o melhor lugar de pasto do Brasil”, diz. Das 8 mil cabeças, ele destina uma parte para fazer semi-confinamento, apenas com touros voltados para reprodução. 

Outro motivo contabilizado na hora de confinar é a dificuldade de repor o rebanho. 
As estradas ruins encarecem o frete, e como o confinamento acelera a engorda do gado, ele logo é abatido e dá espaço a outro boi. 

Porém, esse não é um problema para a fazenda Morro Verde, gerida pelo João Nascimento. Esta foi a única propriedade que tem apostado em confinamento na região visitada pela reportagem de Globo Rural. Em 2013, foram confinadas 5 mil cabeças para acelerar o abate dos bois. “O objetivo é confinar ainda mais, pois isso melhora o desenvolvimento comercial da fazenda, dá mais dinheiro. Muitos não conhecem os custos e benefícios de suas fazendas e por isso não confinam o gado”, argumentou o gerente da fazenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário