domingo, 18 de maio de 2014

Porto da Cargill e a propaganda enganosa

Edilberto Sena (*) 

(Extraído do www.portalmuiraquita.com.br

A empresa graneleira já pensa em ampliar seu porto em Santarém. De 2 milhões de toneladas por ano pretende exportar 5 milhões de toneladas de grãos, dentro de 15 meses. A promessa é gerar 700 empregos na cidade e que vai aumentar o progresso. Dos benefícios que a empresa alega que trará para a sociedade, um será o aumento de empregos e renda. Para isso vai construir mais armazéns, ocupando toda a área da CDP, entre as quais o antigo campo da Vera Paz. 

Como absorver essa propaganda, se a explicação da jovem porta voz das Cargill, afirma que os 700 empregos serão durante a construção das novas obras? Como em 11 anos atrás no período da primeira obra, daqui a 15 meses, após o término das novas obras, os 700 empregados serão demitidos sumariamente, restando 70 novos empregos fixos. 

Quanto ao falado desenvolvimento para o município, além de uma minúscula biblioteca, o que mais recebeu o município da multinacional? Informações não oficiais garantem que em 10 anos (2003-2013) da Cargill para os cofres da prefeitura, entrou um milhão de reais do imposto sobre serviços, ISS. Isto significa que em média entraram por mês apenas 8 mil e 300 reais. Esta merreca se deve ao fato que o porto da Cargill só exporta grãos primários, não industrializados e por isso não paga imposto de exportação. 
A culpa desse detalhe não é da empresa, mas o lucro fica com ela. 

Enquanto a multinacional fica mais rica, a sociedade santarena perdeu uma praia de saudosa memória (teu luar Vera Paz, saudade...), perdeu parte de um sítio arqueológico, um campo esportivo de 25 anos de uso comunitário e também parte do rio Tapajós, que foi praticamente privatizado para uso do porto de embarque de grãos. Os lucros da multinacional chegam a milhões de dólares através do porto de Santarém. 
E agora, dentro de menos de um ano e meio vai lucrar mais ainda com a exportação de 5 milhões de toneladas ano, segundo a explicação da jovem porta voz. 

Não se pode ignorar que, enquanto é anunciada mais ocupação do espaço urbano com construções de armazéns e pátios, a Cargill continua pendente na justiça federal, pois o processo aberto contra ela pelo Ministério Público Federal já no ano 2001 continua vivo. Se está abafado é por conivência da justiça, sob influência da ré multinacional. 
Mas o processo ainda não foi a julgamento final. Ela está sub judice. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente, a SEMA, como uma gueixa oriental, se submete humilhantemente aos galanteios e prováveis chantagens e vai liberando licenças ambientais, mesmo sabendo que o caso está pendente na justiça federal. 

Diante dessa agressão predatória do território santareno, para usufruto da empresa estrangeira, causa surpresa altamente negativa, a falta de auto-estima da Câmara de Vereadores. Dos 21 vereadores recentemente recebendo as explicações do projeto de ampliação do porto, apenas 3 ou 4 se manifestaram contra. Justiça se faça à vereadora Ivete Bastos, que honra seu mandato e defende os interesses da maioria da população, ludibriada pelas migalhas que a rica empresa deixa na cidade. Já os outros vereadores, ou se omitiram (quem cala consente), ou reclamaram apenas alguns detalhes do projeto. 

Qual a diferença entre progresso e desenvolvimento? 
O 4º Estado brasileiro maior exportador de produtos primários é o Pará. 
Ao mesmo tempo é o 16º em qualidade de vida humana, onde 40% dos trabalhadores de carteira assinada ganham um salário mínimo. No município de Santarém, cerca de 27 mil famílias dependem das migalhas do bolsa família. Portanto Ordem é para a maioria e Progresso para a minoria de empresários e multinacionais. 
Hoje o prefeito de Santarém se empenha para abrir espaço a novos portos graneleiros (inclusive projetando novas rodovias e avenidas para o grande tráfego de carretas), fábrica de cimento (que visa abastecer a construção de barragens hidroelétricas no Tapajós) e galpão para facilitar os negócios da Zona Franca de Manaus. 

Enquanto isso, o povo morre, não mais na BR 3 como cantava Roberto Carlos, mas na BR 163, entre os bairros do Cambuquira e Matinha até os bairros da Esperança e Caranazal, onde não há acostamento para carros, nem passeio para pedestres, onde devem passar cerca de 400 carretas de 40 toneladas de grãos ao porto da multinacional. 
O prefeito teve a coragem de ir ao bairro e dizer aos moradores que nada podia fazer para evitar acidentes, pois a rodovia é federal. Isto é, segundo esta filosofia, as carretas e carros baú podem correr livres e as vidas humanas que se virem para não morrerem de acidentes. Até quando a maioria da população santarena ficará a mercê dos interesses do tal progresso?

(*) Sacerdote e ex-diretor da Rádio Rural de Santarém 

4 comentários:

  1. Bellini Tavares18/5/14 15:24

    Meu caro Antenor: o único aspecto que eu definitivamente não consigo entender é porque você publica, no teu "blog", esse amontoado de tolices anacrônicas. Esse individuo fez, de seu ódio contra a Cargill e contra a sociedade capitalista, o seu motivo de viver. Seu discurso é mais ultrapassado que os do PC do B, um partido que tem história porque furtou a história do antigo PCB. Isso, a meu ver é, exatamente o mesmo que a imprensa insistir em publicar as declarações de um certo Luiz Inácio, um semianalfabeto oportunista que se traveste de líder. Quanto mais se der destaque a isso, mais sobrevida se dá a esses dinossauros.

    ResponderExcluir
  2. Entendo meu caro Bellini Tavares.. mas o blog é democrático e por mais que as minhas opiniões sejam totalmente divergentes do Padre Edilberto , eu as publico .. aliás como pode observar já ultrapassou a casa dos 100 textos publicados assinados por ele ... como ele muitos outros não entendem qual o papel da empresa .. ainda bem que os demais 350 municípios do País onde ela está instalada entendem ... vamos em frente e obrigado pela audiência

    ResponderExcluir
  3. Bellini Tavares19/5/14 11:22

    Antenor: respeito muito a democracia e a liberdade de expressão. Mas respeito ainda mais os meus ouvidos e o meu cérebro. E, de cretinices, eu já ando farto. Por mim, sujeito vem com tolices dessa natureza, não tem tem espaço. Que vá fazer discurso na praça pública. .

    ResponderExcluir
  4. Ademir Albanez19/5/14 11:22

    Pare de dar ibope para este cara.... seu mané

    ResponderExcluir