quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Democracia direta é outra coisa

Edilberto Sena (*)


Dois fatos políticos sociais mostraram suas diferenças. A rodovia Estadual Santarém Jaboti está quase pronta, com 36 kms empiçarrados, apta para enfrentar o inverno. Por outro lado, a estrada municipal que vai da cidade a Santarém Miri não tem nada feito e os colonos daquela região estão preocupados de não poderem transitar durante os próximos meses de inverno. Onde está a diferença entre as duas populações e duas estradas?


A seguinte parábola responde. Certa vez dois pequenos produtores rurais arrumaram seus produtos para vender na feira da cidade. Carregaram cada um, seu carro de boi com sacos de farinha, milho e outros legumes. Saíram cedo de madrugada, debaixo de pesada chuva. No meio do caminho os carros de boi atolaram na lama. Os dois pelejavam e pelejavam, mas os carros estavam bem atolados.
O colono da frente suava, xingava, empurrava a carroça e xingava. O outro colono, 50 metros atrás, se ajoelhava e rezava,rezava pedindo ajuda de Deus. O tempo passava, quando de repente, aparece um anjo do céu pronto para ajudar o colono da frente, que xingava e tentava desatolar o carro de boi da lama. E dizia - oh! Meu filho vim te ajudar. O colono olhou, cansado e chateado e disse ao anjo - acho que você se enganou, quem rezou foi o colega ali atrás.
O anjo lhe disse – não me enganei, vim ajudar você, que mesmo xingando está pelejando para sair do atoleiro. Seu colega, só reza e nada faz além de rezar!


Moral da estória? Os colonos da região Santarém-Jaboti conquistaram sua estrada recuperada porque bloquearam a rodovia Br 163 e forçaram o governo do Estado a cumprir seu dever; já os colonos da região Santarém miri, só reclamam, reclamam e nada mais fazem, e ai vão continuar sofrendo no inverno. Isto porque os políticos e autoridades só respondem às pressões diretas e firmes. É lamentável que eles, quando em campanha eleitoral prometem o céu e a terra, mas depois, no cargo só respondem positivo quando as populações vão à luta e utilizam métodos mais realistas de exigir seus direitos.


A democracia direta é um novo aprendizado das populações abandonadas por seus 
representantes.


(*) Sacerdote e Diretor da Rádio Rural de Santarém (PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário