sábado, 28 de janeiro de 2012

Do chão não passa !

Antenor Pereira Giovannini (*)

Havia prometido e escrito que deixaria de conceder pitacos, rabiscar, reclamar sobre coisas que ocorrem nesse nosso universo sejam em que nível for federal, estadual ou municipal.

Porém, creio que valha um parêntese, nessa minha decisão principalmente, depois que eu tive privilégio de cair na rua tal qual um saco de batatas velho.

Se isso tivesse ocorrido numa rua distante, numa rua não asfaltada, não seria nada estranho, porém, a queda se deu na principal avenida da cidade, Av. Ruy Barbosa, quase próxima ao Banco HSBC, motivada não pela velhice que já bate nas costas do blogueiro, mas, sim pelo excesso de entulhos e materiais de uma obra realizada nas proximidades.
Ao deixar a parte mais transitável para uma senhora acompanhada de uma criança/adolescente, me predispus a querer andar sobre uma camada fina de areia pertencente à obra e que se encontra jogada bem no meio da calçada acompanhada de outras tralhas, e não tive suficiente apoio para me equilibrar no rápido balé proporcionado pelo movimento e a queda foi inevitável, sob os olhares assustados de algumas pessoas próximas. Aos palavrões dirigidos aos nossos administradores me levantei, limpando a sujeira e continuei o caminho. Fico imaginando se sofresse alguma fratura quem iria me ressarcir.

Interessante que à tarde nossa prefeita inaugurou uma praça toda enfeitada com escola de samba, foguetório bem ao estilo pão e circo que nossa população adora e aplaude e não conseguem enxergar que se a praça é interessante, concede lazer à população, porque não olhar com rigor e atenção para nossas calçadas que estão simplesmente abandonadas, sem lei, sem Código de Postura onde cada um faz o que bem entende e o pedestre, o verdadeiro dono delas, que se lixe e que vá andar junto com os carros e motos no leito da rua, porque as calçadas servem tão somente para colocação de todos os tipos de coisas, menos para uso dos pedestres.

Tenho dúvidas que haja alguma cidade com  tanto desleixo com calçadas como a nossa. Lixo, entulhos, floreiras, materiais de construção, comércio, puxadinhos, garagem, enfim tudo é permitido com aval da Prefeitura, sem que haja qualquer contestação, uma vez que Código de Postura é utopia nessa cidade. Uma vergonha. Talvez nossos administradores não saibam da situação por não andarem pelas “pseudo-s calçadas” de nossa cidade haja vista que mesmo andando de um lado para o outro, nunca cruzei com algum vereador, com algum secretário caminhando ou pelo menos tentando caminhar por entre elas. l

Criam espaço novo e não cuidam dos espaços velhos. E inauguram como pompa de algo como se fora do comum fosse, mas não possuem habilidades, vontades em fazer com que principalmente, as calçadas de modo geral, sejam dos seus reais proprietários: os pedestres.

Ficam os leitores imaginando se as pessoas sãs são tratadas dessa forma no quesito calçadas, imaginem para as pessoas com alguma deficiência física, um deficiente visual ou pior ainda um cadeirante.

Somos na realidade uma cidade sem lei e sem calçadas. Aliás, um título de um texto que rabisquei para o Jornal " O Estado do Tapajós" no dia 09 de dezembro de 2008. Não mudou e continua piorando cada vez mais.

(*) Aposentado e agora com um roxo na bunda e morador em Santarém (PA)

2 comentários:

  1. Eudi Bertier: Terça, dia 07 foi o lançamento oficial do Projeto de Lei do Código de Postura, na Camara Municipal. Estive presente e registro fala do vereador Henderson Pinto, que chamou a atenção para qdo for aprovado, haja campanha educativa para a população que está mal acostumada - aquela que suja, entulha e ocupa os espaços públicos.
    há 8 minutos · Curtir
    Eudi Bertier Mais, que haja ficalização para o cumprimento, pois o que falta não é o Código, meu caro Antenor. Há um Código de Postura que o chamam de caduco, mas está vigente. O que falta é o cumprimento. Agora, como pode ser cumprido se os operadores da fiscalização, são os mesmos que são responsáveis e executam obras particulares na cidade sem observar as regras?
    há 4 minutos · Curtir
    Eudi Bertier Quer exemplo? Culpam os prédios antigos que foram construídos numa época em que não haviam carros e grande movimento de pedestres. Pois, bem. Esses predios estão sendo derrubados para em seus liugares contruirem outros, só que não aproveitam para fazer o recuo. Ao contrário, avançam mais ainda para as ruas. Na 15 de Novembro, há uma construção de um prédio para um Cartório onde seus executores perderam a oportunidade de recuar a frente do prédio para abrir espaço à calçada, o que daria também pra formar espera dos clientes que em geral ficam na calçada, como avançou ainda mais para a rua. Tudo com as devidas licenças pelas autoridades "in" competentes desta cidade onde "pagou, aprovou".

    ResponderExcluir
  2. Caro Eudi Bertier -
    Em primeiro lugar agradeço a audiència. Valeu mesmo.
    Quanto ao Código de Póstura a partir do momento que ele não é aplicado, inexiste. Pode estar aprovado, ter mil itens, pode ter aprovação, mas senão estiver sendo executado como ele está redigido, simplesmente não existe.
    Durante o periodo que fui profissional por 40 anos numa empresa, 28 deles eu exerci andando por centenas de cidades do interior desse País. E posso lhe afiançar que a grande maioria, municípios extremamente inferiores que Santarém possuiam suas regras de conduta. Podia não ser tão abrangente como de uma capital, mas certamente obrigava aos munícipes a respeitarem algumas regras. Certamente educação é o grande entrave mas já que pela educação tradicional não se aprende, o bolso passa a ser um grande educador. Funcionou na maioria dessas cidades que vivi nesses 28 anos de andanças (e posso lhe dizer que foram muitas e muitas) porque não funcionaria aqui. Não há interesse por parte do poder público . Vai incomodar muita gente e isso pode significar perda de votos e então deixa como está .
    Obrigado pela audiência

    Rabiscos do Antenor/

    ResponderExcluir