Seleção longa desmotiva candidatos em processo seletivo para trainee
Folha de São Paulo
Para fazer parte da primeira turma de trainees do Grupo Fleury, de medicina diagnóstica, no ano passado, a economista Amanda Abuchain, 25, passou por um processo seletivo de três meses.
Entre dinâmicas, entrevistas e testes on-line, ela diz que enfrentou momentos de "agonia, tensão e cansaço". "Segurava o celular e checava o e-mail a toda hora esperando o retorno da empresa."
Em média, esses tipos de processo de seleção são ainda mais longos que o de Abuchain. É o que aponta uma pesquisa feita em agosto pela Page Talent, de recrutamento, com cem trainees e ex-trainees e obtida com exclusividade pela Folha.
Pelo levantamento, 40,8% das seleções levam mais de quatro meses; algumas chegam a durar seis meses. A demora, de acordo com Danilo Castro, diretor da Page Personnel, deve-se à dificuldade em organizar os programas. "Temos que garimpar talentos a partir de uma lista enorme de candidatos."
A morosidade, contudo, desmotiva os jovens, diz. "Temos uma taxa de evasão de 10% por processo." Atual trainee da Whirlpool, de linha branca, a relações-internacionais Letícia Mendonça, 22, participou de um processo seletivo de seis meses. "O que me ajudou a continuar foi não estar trabalhando", comenta.
Para otimizar o tempo, a Cia de Talentos tem equipe de inovação que desenvolve projetos para os programas. "Reforçamos o uso da internet [na seleção]", explica a diretora Carla Esteves. Nos processos da consultoria de RH Grupo Foco, "painéis e entrevistas ocorrem no mesmo dia", cita Renata Schmidt, diretora da Foco Talentos.
REMUNERAÇÃO
Participar de um programa de trainee não é garantia de salário maior após o seu término. Segundo pesquisa da Page Talent, 44,4% dos ex-trainees recebem até R$ 4.000 - salário de 30,9% dos jovens que ainda participam dos programas. Nenhum dos entrevistados afirmou receber mais de R$ 7.000.
Esse cenário, segundo Danilo Castro, diretor da Page Personnel, não é ruim. "Eles [ex-trainees] já têm um salário bom e conseguem uma remuneração melhor quando crescem na organização."
Nenhum comentário:
Postar um comentário