terça-feira, 20 de setembro de 2011

O Essencial

Padre Sidney Augusto Canto (*)

Há muito tempo atrás, um idoso sacerdote foi enviado a uma comunidade freqüentada por muitos intelectuais. Ao fazer sua primeira pregação, o velho padre falou: “Irmãos, amemo-nos uns aos outros como Jesus nos pediu. Isso basta!” E voltando à credência, sentou-se. O povo todo ficou admirado com a capacidade de síntese e com palavras tão bonitas. No domingo seguinte ao fazer novamente o sermão o padre disse: “Irmãos, amemo-nos uns aos outros como Jesus nos pediu. Isso basta!” E continuou a missa... Agora o povo já se mostrava inquieto com a pregação do padre, exatamente igual ao do domingo anterior. Passada uma semana, o povo novamente na igreja para ouvir o sermão do padre que foi: “Irmãos, amemo-nos uns aos outros como Jesus nos pediu. Isso basta!” Pronto! Era demais, alguns saíram da igreja, outros acharam que o padre não estava “girando bem da cachola” e foram queixar-se ao Bispo. Este chamou seu venerável irmão no sacerdócio e perguntou-lhe o motivo de repetição dos sermões do domingo. O já idoso sacerdote, no auge dos seus quase 80 anos lhe respondeu: “Excelência, uma pessoa na idade em que eu estou, pode dar-se ao luxo de falar apenas o ESSENCIAL!”

No mundo de hoje buscamos tantas coisas que possam fazer nutrir nossa sede de felicidade e muitas das vezes nos esquecemos de buscar o essencial da vida humana que é AMAR. Nós existimos porque Deus nos amou de tal forma que nos deu a Vida como dom precioso. 
Nossas atitudes neste mundo conturbado por tanta violência, ódio, inveja, egoísmo, corrupção e ambições desmedidas nos afastam do essencial da vida. Mas Deus continua nos chamando ao amor. Somos até mesmo capazes de exercitá-lo com gestos de solidariedade, partilha, misericórdia, carinho e bondade... Mas, muitas vezes inventamos nossas desculpas ou não temos tempo para isso e acabamos novamente nos afastando do essencial que passa a nos inquietar, como inquietou aquele povo ao ouvir repetidas vezes a frase: “Irmãos, amemo-nos uns aos outros como Jesus nos pediu. Isso basta!”

PENSE E REFLITA!

(*) Sacerdote santareno e foi ordenado presbítero no dia 28 de dezembro de 2001. É membro da Academia de Letras e Artes de Santarém, como escritor e pesquisador da história da sua Diocese já tendo dois livros publicados e outros dois inéditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário