quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Depois que a tragédia ocorre ....

Shopping Center Norte, em SP, recebe multas diárias por não drenar gás metano

O Globo

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) está aplicando multa diária de R$ 17.450,00 ao Shopping Center Norte, localizado na zona norte de São Paulo, por não ter atendido exigência de implantar sistema emergencial de drenos de extração de gases, medidas de intervenção necessária para afastar o risco potencial de explosão na área do empreendimento. A área do Shopping, próximo à Marginal Tietê, na Vila Guilherme, entrou para a lista de áreas contaminadas críticas da Cetebs, em função da existência de gás metano no terreno, que durante décadas serviu como depósito de lixo.

A emissão da multa diária foi feita na última sexta-feira, e vai continuar até que a direção do Shopping atenda às exigências da Cetesb. Além da implantação do sistema de extração dos gases, o shopping precisa fazer investigação detalhada do risco nas áreas do Center Norte, Lar Center e supermercado Carrefour. A Cetesb exige também a implementação de Planos de Monitoramento, de Comunicação e Gerenciamento do Risco e Contingência.

Representantes da empresa de consultoria ambiental contratada pelo Shopping e advogados do empreendimento, estiveram reunidos nesta segunda na Cetesb para conversar sobre as medidas de intervenção que ainda serão apresentadas para avaliação da agência ambiental.

O terreno tem mais de 100 mil metros quadrados e o shopping foi inaugurado na década de 1980.

- É uma área que precisa de alguns cuidados especiais para que você remova esse gás metano presente no ambiente, evitando o seu confinamento e, consequentemente, o risco de explosão que pode ocorrer no local - diz Geraldo do Amaral Filho, diretor de licenciamento ambiental da Ceteb.

Em julho, três medições nas lojas apontaram concentração do gás acima do considerado aceitável. A solução, segundo a Cesteb, é um sistema de implantação de drenagem de gases do subsolo.

A companhia informou que o grupo que administra a área apresentou algumas propostas, que não resolvem o problema de forma definitiva.

Em nota, o Shopping Center Norte informou que o metano não ameaça a saúde dos clientes, funcionários e lojistas e que estudos técnicos ambientais apontaram que o risco desse gás pegar fogo é improvável, já que está no subsolo. O shopping disse, ainda, que já contratou especialistas para estudos aprofundados com o intuito de extrair o metano da área.

Um comentário: