quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Lá funciona o Código de Postura

Prefeitura de Porto Alegre vai colar adesivo em calçada esburacada

Folha de São Paulo

Deixar a calçada esburacada em Porto Alegre pode render ao dono do imóvel multa, perda de alvará e também um certo constrangimento.

A prefeitura começou uma ofensiva inusitada para revitalizar os passeios da cidade. Calçadas que continuarem mal conservadas 60 dias após a notificação dos proprietários do imóvel ganharão adesivos que denunciam a situação inadequada.

Se ainda assim o problema não for resolvido, serão aplicadas multas a partir de R$ 433. Caso o imóvel seja comercial, pode perder a licença de funcionamento.
"[O adesivo] é um constrangimento: todo mundo passa na rua e vê aquilo. Se não tem uma calçada que dê para transitar, não pode ter um bar, uma loja, nada", diz a coordenadora de Articulação Institucional da prefeitura, Ana Pellini.

Segundo ela, a má conservação dos passeios é a "maior queixa" dos cidadãos no município.
A prefeitura fez um levantamento na região central da cidade e inspecionou 6.500 endereços. Concluiu que 80% estão com problemas.

O prefeito José Fortunati (PDT) argumenta que idosos e cadeirantes não conseguem transitar pela cidade.
Se o dono de imóvel não arrumar o passeio após todas as notificações, a prefeitura fará o serviço, mas cobrará pelo trabalho --com um acréscimo de 30%.

O plano também cria regras para reformas nas redes de luz, telefonia e esgoto que exijam obras nas calçadas. Prevê ainda uma reavaliação de canteiros e árvores que atrapalhem a circulação. O Ministério Público vai ajudar a fiscalizar.
O proprietário de restaurante Pedro Hoffmann, 54, considera que a iniciativa peca por ser muito radical.

Para ele, os donos de estabelecimentos podem ter problemas financeiros ou não conseguir achar mão de obra que faça o conserto no prazo. "Nenhum proprietário deixa a calçada em mau estado porque quer", diz.

Nota do Blog: Certamente essa ação serve para cidades que possuem um Código de Postura e o aplicam.  Simples. Em nossa cidade se temos um Código ninguém sabe, ninguém viu, os pedestres mal conseguem andar nas calçadas porque elas quase não existem e quando existem são altas, outras baixas, outras com aclive outras com declive, e a grande maioria não tem ou são ocupadas pelos mais diversos comércios. Alguém tenta modificar a situação??? Nem pensar. Fica do jeito que está que é melhor.Imaginem os deficiêntes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário