quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Uma das aberrações santarenas

Todas as cidades possuem suas aberrações e Santarém não se livra de ter as suas.

Uma delas é proporcionada pela concessionária de energia elétrica.

Em Santarém como em todo o Pará a concessionária que nos abastece de energia é a Celpa (Centrais Elétricas do Pará).

Afora as às interrupções inesperadas de fornecimento de energia e com explicações esdrúxulas pela falta, temos também as freqüentes oscilações ora para cima e ora para baixo que causam queimas de aparelhos e além de tudo isso ela nos apresenta esse tipo de relógio marcador que os leitores podem observar nas fotos.

Aos amigos que moram em diferentes partes do Brasil a quem perguntei como funciona em suas cidades  não estão vendo miragem. Os relógios marcadores ficam no alto dos postes. Do jeito que as fotos mostram.

A pergunta que vocês certamente fazem é a que fazemos diariamente: Como é que esses caras enxergam o que marcam os relógios com os vidros sujos, cheios de poeira? Se você, consumidor, quiser ver alguma coisa trate de arrumar uma escada de pedreiro (essas de casa são pequenas) e suba e tente ver algum número que determina seu consumo. Perguntar o que significa, a quem? Talvez ao Bispo da cidade, a Prefeitura que assinou um contrato por anos a perder de vista com tal concessionária, possa responder ao usuário como ele pode acompanhar o seu consumo tendo um relógio sujo, imundo no alto de um poste?

Parece piada, mas não é.
Assim os usuários em Santarém e provavelmente no estado, são tratados dessa forma. 

Enquanto nos demais estados o relógio de forma nítida se encontra na porta de cada casa ou no pátio de cada prédio individualizado por apartamento, proporcionando ao usuário um acompanhamento diário visualizando seu gasto e eventuais perdas de energia, até mesmo por alguma ligação clandestina, aqui, em nossa cidade, em plena era da informática , temos essa demonstração de idade da pedra uma vez que os apontadores que passam a cada mês, usam todos os artifícios para enxergar o que lá se encontra registrado, sendo que até espelhinho é usado numa maneira até patética de enxergar alguma coisa.

As contas de luz nos demais estados apresentam na contracapa um desenho dos relógios para que o usuário que se sentir prejudicado, após seu pagamento , indique como seu relógio se apresenta naquele dia enviando a posterior para própria concessionária que depois de alguns dias faz uma visita ao usuário e dirime todas as suas dúvidas e até lhe multa caso encontrar mais coisas que as devidas, como "gato", por exemplo, ou mesmo algum subterfúgio para fazer com que o relógio ande mais devagar e conseqüentemente a conta seja menor.

Aqui em Santarém, você fica vinte dias fora de casa e quando recebe a conta ela consegue ser mais alta que ao mês anterior com todos em casa , e se torna difícil acreditar que haja seriedade nessa marcação e principalmente visualização de algo instalado no alto do poste junto com outros relógios .

A mim, a Prefeitura tem grande culpa nisso porque ela fez um contrato para concessão e aceitou em contrato que tais relógios fossem instalados dessa forma, deixando os usuários totalmente fora do seu controle de algo que ele paga, o que aliás, é de conhecimento, uma das energias mais caras do País.

Fazer o que se ninguém protesta e aceita pagar valores que não tem como provar se realmente exprimem a realidade do seu consumo.
Vamos que vamos .

Rabiscos do Antenor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário