segunda-feira, 20 de abril de 2015

Investidores americanos e chineses compram o Cirque du Soleil

UOL 

O grupo canadense Cirque du Soleil foi vendido a um consórcio liderado pela empresa de investimentos americana TPG e a chinesa Fosun, por uma soma ainda não divulgada, anunciou nesta segunda-feira (20) a trupe circense. 

Os compradores querem expandir o Cirque du Soleil na China, indicou o grupo em comunicado. 

A TPG terá uma participação majoritária na empresa, enquanto que seu fundador, Guy Laliberté, ficará com uma parte minoritária, mas continuará integrando a direção estratégica e artística da companhia. 

Antigo artista de rua que se tornou milionário, Laliberté inicialmente estava inclinado a vender uma parte minoritária, mas "os potenciais compradores pediram para ter o controle" da empresa com sede em Montreal, indicaram fontes próximas ao processo. 

Em 2008, duas companhias de investimentos no setor imobiliário, originárias de Dubai, nos Emirados Árabes, entraram com uma participação de 10% das ações. E, em 2012, pela primeira vez em sua história, o Cirque du Soleil – fundado em 1984 – não obteve lucros e teve que lançar mão de demissões em massa. 

Atualmente, a empresa emprega cerca de 4.000 pessoas em todo o mundo. Há quatro anos, o número de funcionários chegava a 5.000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário