quinta-feira, 23 de abril de 2015

Esmagamento de soja é recorde em Mato Grosso

Globo Rural 

O processamento de soja pelas indústrias de Mato Grosso atingiu 2,25 milhões de toneladas nos primeiros três anos deste ano, o maior da série histórica para o período. 
O esmagamento de 861,4 mil toneladas de soja em março também foi recorde para o mês. 

Os dados são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que em seu boletim semanal observa que os bons resultados se devem à maior quantidade de soja disponível no mercado, “dado que a safra atual é de produção recorde”.

Os técnicos do Imea, vinculado à Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), explicam que há também o fato de algumas esmagadoras terem antecipado a manutenção de suas fábricas no final do ano passado. Normalmente a paralisação das atividades ocorre no mês de janeiro. Por isso, dizem eles, o beneficiamento da soja começou mais cedo. 

Segundo os técnicos, os preços médios do farelo e do óleo de soja recuaram no primeiro trimestre deste ano ante igual período do ano passado, “o que supostamente é justificado pela maior oferta dos derivados da oleaginosa e aos baixos níveis de preço dos mesmos na Bolsa de Chicago”. 

Os levantamentos do Imea mostram que o preço da soja no mercado mato-grossense recuou 0,81% na semana passada, pressionados pela queda do dólar e perdas das cotações dos contratos de curto prazo em Chicago. Com isso, a paridade de exportação para março de 2016 em Mato Grosso caiu 2,7% na semana passada, para R$ 50,33/saca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário