sábado, 21 de julho de 2012

Governo do estado: trabalhando pela nossa insegurança

Blog do Trágico e Cômico para o Jornal da Tarde/SP
Você pode dizer que seria leviano de minha parte dizer que foi o governador quem puxou o gatilho contra o publicitário em SP ou contra o rapaz em Santos. Acontece que mesmo os policiais que efetuaram os disparos tampouco puxaram o gatilho sozinhos. O governo é o causador principal destas mortes e deve ser responsabilizado por isso. O problema da polícia é essa mentalidade do “atire antes, interrogue depois”. E traficantes, sequestradores e ladrões — os verdadeiros criminosos — se beneficiam demais disso na hora de apresentar suas defesas.

Depois do ocorrido, chega a ser ridículo ver o nosso governador Alckmin proferindo esse velho discurso protocolar de “apurações e punições severas”. Se for severa mesmo, ele tem que prestar esclarecimentos à população. Tem que explicar porque os policiais são tão mal remunerados, mal preparados, mal treinados e mal equipados. Estive recentemente numa delegacia para fazer um simples boletim de ocorrência e presenciei o sucateamento em que se encontra todo o aparato policial (leia o relato aqui).

Alckmin não chegou ontem ao cargo em que está. Governou o estado de 2001 a 2006 e agora em 2011/2012. Ou seja, teve tempo mais do que suficiente para modernizar, treinar e capacitar a polícia. A ironia disso tudo é que ele vai tentar se reeleger em 2014 com o mesmo discurso de 2002 e 2010, prometendo “investimentos pesados” em segurança pública. E os paulistas vão continuar recorrendo à segurança privada para se proteger

Nenhum comentário:

Postar um comentário