segunda-feira, 18 de abril de 2011

Usina Belo Monte

Dez motivos para apoiar a usina de Belo Monte

Newsletter Eco Amazônia

1 - A usina de Belo Monte vai gerar energia limpa e renovável, contribuindo para aumentar ainda mais a eficiência do sistema energético brasileiro e reduzindo de forma significativa a dependência dos combustíveis fósseis.

2 - A construção da usina de Belo Monte vai gerar emprego e desenvolvimento a uma região carente de infraestrutura e de serviços públicos, promovendo uma revolução econômica na região de sua influência.

3 - Mais de seis mil famílias - 25 mil pessoas - que hoje moram em palafitas em condições sub-humanas, serão realocadas para bairros com infraestrutura, saneamento básico, energia elétrica e moradias dignas.

4 - A Usina de Belo Monte terá um reservatório de apenas 516 quilômetros quadrados, sendo que metade disso hoje já é o próprio leito do rio e pastagens. O desmatamento será mínimo e a usina terá uma das melhores relações tamanho do reservatório x capacidade instalada.

5 - A construção da hidrelétrica de Belo Monte foi precedida por mais de 30 anos de discussões e por amplos estudos, que garantem a redução dos impactos ambientais. Antes do licenciamento da obra, foram realizadas centenas de reuniões e várias audiências públicas, esgotando-se o debate sobre o projeto, que foi adequado à região e oferece garantias de compensações ambientais e sociais à região.

6 - A hidrelétrica de Belo Monte é um projeto estratégico para o Brasil, pois irá gerar a energia firme, limpa e renovável de que o país precisa para continuar se desenvolvendo de forma sustentável. Nos últimos dez anos, milhões de pessoas saíram da miséria e da pobreza graças ao desenvolvimento econômico, que não pode parar por falta de energia elétrica.

7 - Existem muitos interesses comerciais por trás da ação contra a construção de Belo Monte. Sabemos que os países desenvolvidos e em desenvolvimento hoje possuem uma matriz energética excessivamente suja ou dependente de usinas nucleares. O Brasil é o país em desenvolvimento com melhores condições de aumentar a sua capacidade de geração de energia usando fontes renováveis.

8 - Países ricos e em desenvolvimento investem hoje bilhões e bilhões de dólares em busca de fontes renováveis de energia elétrica, enquanto o Brasil não aproveitou nem sequer a metade do seu potencial hídrico, possuindo assim uma margem fabulosa para continuar se desenvolvendo sem depender tanto de combustíveis fósseis ou nucleares. Esta é uma vantagem competitiva no cenário global que incomoda e atrapalha muitos interesses, o que justifica a injeção de muitos milhões de dólares por corporações globais na campanha contra a construção de Belo Monte.

9 - A construção de Belo Monte, associada a outras ações previstas para a região, como o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS) do Xingu, vai mudar para melhor a vida de milhares de pessoas em toda a região. Estas pessoas terão melhores oportunidades na vida, com acesso a empregos de qualidade, capacitação, formação e, acima de tudo, dignidade.

10 - O povo brasileiro é soberano, com plenas condições de escolher o que é melhor para o seu País. Somos a favor da construção da hidrelétrica de Belo Monte - com os cuidados ambientais e sociais necessários - apoiamos este projeto estratégico para o Brasil e pedimos para organizações e organismos internacionais que parem, de uma vez por todas, de tentar impedir o desenvolvimento do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário