sábado, 30 de abril de 2011

Dia do Nhoque

Ontem dia 29 comemorou-se o dia do Nhoque  tradicional massa italiana .

Por magia ou superstição, cada vez mais os paulistanos procuram restaurantes de cozinha italiana, todo dia 29, em busca de nhoque. Saboreando esse prato, acreditam ter sorte por 30 dias seguidos.
Alguns comem apenas sete nhoques, mastigando sete vezes cada um.
Outros devoram tudo, pois julgam importante não haver sobra.
Os adeptos do nhoque da sorte informam que ele surgiu na Itália, terra natal do prato; os incrédulos afirmam que nasceu na América do Sul, como estratégia de restaurantes que precisavam aumentar a clientela.

A origem do costume é explicada com uma lenda que possui variações.
A mais freqüente conta que um frade andarilho chegou a uma pequena localidade italiana e bateu à porta de um casal de velhinhos, num dia 29. Pediu um prato de comida e recebeu o único alimento que havia: nhoque. Tempos depois, voltou ao local e contou aos velhinhos que, após comer aquele prato, sua vida mudara para melhor.

Muitos restaurantes paulistanos servem o nhoque da sorte - e o costume se espalha por outras cidades brasileiras. A honra de sua introdução, porém, é reivindicada por duas casas.
Laura Giarelli, que os amigos chamam de Lála, afirma ter conhecido o nhoque da sorte na década de 70, durante uma viagem à Argentina. Garante que iniciou o preparo mensal do prato em 1979, ao fundar o restaurante La Bettola. Mas Mary Nigri, dona do Quattrino, também está no páreo. Teria sido a pioneira, apesar de servir o nhoque da sorte há apenas 13 anos.
A rivalidade é cordial e Mary Nigri costuma descrever assim da reação dos clientes: "Muitas pessoas voltam no dia 29 do mês seguinte dizendo que o prato ajudou a concretizar projetos, arrumar companhias ou favorecer reconciliações".

Para reforçar a sorte da clientela, há restaurantes que colocam uma nota ou moeda de um real sob o prato. O dinheiro precisa ser guardado por um mês. Os mais supersticiosos -ou mais pragmáticos - trocam o real pelo dólar trazido na carteira. É moeda forte, resistente aos tropeções do mercado e com futuro garantido.

Nada melhor que uma bela receita de nhoque bem tradicional e simples


Nhoque de batata

Ingredientes
6 batatas médias
1 xícara de farinha de trigo
sal a gosto

Molho:
1 lata de molho de tomate
1/2 cebola
1 colher de sopa de azeite
2 tabletes de caldos de carne
1/2kg de carne moida
1 pacotinho de queijo ralado

Modo de Preparo
Cozinhe as batatas em água até que estejam macias
Escorra, descasque-as e passe pelo espremedor ainda quentes
Vá acrescentando a farinha aos poucos e o sal
Amasse bem
Coloque a massa sobre uma mesa enfarinhadae faça rolinhos
Corte cada rolinho em pedaços de mais ou menos 2cm
Leve ao fogo em uma panela com bastante água temperada com sal,quando a água levantar fervura vá colocandos os nhoques na água áté eles começarem a subir
Coloque água fria em uma bacia e coloque o escorredor dentro da mesma,retire os nhoques ja cozidos e coloque-os no escorredor para dar choque térmico
Repita o processo até toda massa estar cozida
Escorra bem e coloque o nhoque em um refratário, reserve

Molho:
Pique a cebola bem miudinha em uma panela coloque o azeite e frite a cebola,acrescente a carne e os tabletes de caldo de carne
Mexa bem, quando a carne já estiver cozida acrescente o molho e deixe cozinhar por mais 4min
Despeje-o sobre o nhoque salpique queijo encima e leve ao forno para gratinar

Sirva quente e bom apetite e em sendo possivel acompanhe com um tinto seco suave meio gelado . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário