sexta-feira, 15 de abril de 2011

Cargill e o biodiesel

Três Lagoas é a primeira cidade do Brasil a produzir biodiesel

Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul,  mais uma vez, sai na frente, na produção de biodiesel. Com a expansão industrial da Cargill, que está em fase de execução de projeto de produção de biodiesel, investimento de R$ 130 milhões, o município passa a ser o primeiro do Brasil a ter uma fábrica de produção desse combustível natural e renovável, extraído da soja.

A notícia foi dada à prefeita Márcia Moura (PMDB), em seu Gabinete, na manhã da quarta-feira dia 6/4, quando representantes da Cargill assinaram termo de compromisso de investimentos em ações mitigatórias pela construção da primeira fábrica de biodiesel do Brasil, em Três Lagoas.

Pelos termos do compromisso, a Cargill irá investir na compra de uma ambulância, devidamente equipada para atendimentos de emergências, e na obra de iluminação pública da Rua Egídio Thomé, no trecho compreendido desde a Avenida Ponta Porã até Jupiá. Nessa obra, a empresa multinacional irá investir R$100 mil.

A ambulância, de inicio ficará à disposição da empresa, no canteiro de obras, para atendimento de eventuais acidentes dos trabalhadores. Logo que as obras terminarem, no primeiro trimestre de 2011, a ambulância será entregue, em definitivo, à Secretaria Municipal de Saúde.

As informações foram repassadas à prefeita Márcia Moura pelo superintendente da unidade fabril da Cargill de Três Lagoas, Flávio Guimarães. Ele estava acompanhado do gerente administrativo da Cargil, Luiz Carlos Jost, e do encarregado administrativo, Juraci Barcelos.

A prefeita Márcia Moura destacou a importância dos investimentos da Cargill em Três Lagoas e da parceria que a multinacional mantém com a Prefeitura de Três Lagoas, há mais de 11 anos, especialmente, na Educação.
“É uma empresa séria e também preocupada com a comunidade onde ela está inserida”, observou Márcia Moura. “Com esses investimentos em Três Lagoas, a Cargill projeta nossa Cidade em mais um destaque nacional, que é a produção pioneira de biodiesel”, comentou a prefeita.

A Cargill é uma empresa privada, multinacional, com sede no estado de Minnesota, EUA, cuja atividade é a produção e o processamento de alimentos. Atualmente a Cargill, maior empresa do mundo de capital fechado, está presente nos cinco continentes e emprega mais de 160 mil pessoas em 67 países. Em Três Lagoas, a empresa existe à mais de 13 anos.

Nos últimos 11 anos, tem sido parceira da Prefeitura de Três Lagoas, principalmente, na Secretaria Municipal de Educação, com vários programas pedagógicos, notadamente, o Fura Bolo, de apoio ao Ensino Fundamental. Recentemente, a empresa conquistou prêmio nacional do Sesi, devido ao resultado das parcerias com as Secretarias Municipais de Educação, nas cidades onde a indústria está instalada, informou Flávio Guimarães.

Em Três Lagoas, a partir da execução desse projeto de expansão industrial, a Cargill terá capacidade de produção de 400 toneladas/dia de biodiesel. No projeto, consta ainda a instalação de caldeira de alta pressão, que irá possibilitar a produção de energia elétrica, oriunda da biomassa de resíduos da soja, celulose e bagaço de cana, explicou o superintendente da Cargill.

Nenhum comentário:

Postar um comentário